Você percebeu que o valor do Bolsa Família Está abaixo do normal? Ou ainda, que o valor não caiu? Há situações em que o próprio governo bloqueia, suspende ou reduz o valor do benefício. Mas também é necessário reconhecer quando ele foi vítima de um golpe.
Ao perceber que havia corte no Bolsa Famíliao primeiro passo é clicar na opção “Extrato” Caixa Tem. A descrição do depósito estará disponível nesta seção.
Caso tenha havido algum desvio no valor, por exemplo, uma transferência que você não reconhece, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência policial.
A Caixa Econômica também deverá ser notificada para tomar as providências cabíveis. Porém, há situações em que o próprio governo efetivamente reduz ou bloqueia o valor repassado.
O que pode reduzir em 50% o pagamento do Bolsa Família?
Para incentivar os assinantes a aumentarem os seus rendimentos, o governo federal criou a Regra de Proteção em 2023.
Por meio dele, as famílias poderão aumentar o limite de renda por pessoa, dentro de um novo valor máximo. E ainda garantir sua permanência no Bolsa Família.
As regras neste caso são:
- Permitido aumentar o limite de renda de R$ 218 para meio salário mínimo por pessoa (R$ 706);
- É garantida a permanência no programa por um período de dois anos;
- O valor a ser recebido é cortado pela metade, ou seja, a família passa a receber 50% do que você teria direito.
Pela legislação vigente do programa, qualquer pessoa que esteja enquadrada na regra de proteção, mas que por algum motivo seja afetada pela queda de sua renda, poderá receber novamente o valor integral do Bolsa Família.
A ideia é incentivar as pessoas a serem verdadeiras em seu cadastro e não terem vergonha de aumentar a renda familiar. Em agosto deste ano a Regra de Proteção chegou 2,47 milhões de famílias.
O que pode bloquear o pagamento do Bolsa Família?
De acordo com relatório divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sobre o pagamento do Bolsa Família em agosto de 2024, naquele mês 538 mil famílias tiveram o auxílio bloqueado.
Portanto, até que regularizem ou esclareçam o situação que levou ao bloqueio este grupo não pode receber o benefício na conta.
Mas, o que pode bloquear o Bolsa Família e impedir seu pagamento? São situações como as listadas abaixo que impedem a continuação dos depósitos:
- As crianças e jovens em idade escolar frequentam menos de 80% das aulas por mês;
- Crianças até 7 anos não fazem acompanhamento nutricional semestralmente (realizado no posto de saúde, onde são aferidos peso e altura);
- Gestantes que não estejam fazendo pré-natal;
- Famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa;
- Apresentar divergência de dados no Cadastro Único;
- Ter Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos.
Se o dinheiro não chegar à conta devido a alguma destas situações, o titular será notificado pelo App Caixa Tem ou App Bolsa Família para fazer as correções.
Golpe do Bolsa Família e desvio de benefícios
O MDS alerta as famílias sobre a fraude que os beneficiários do Bolsa Família estão sofrendo. Bandidos estão usando a fragilidade deste grupo para acesse sua conta Caixa Tem, e então desviar o dinheiro que deveria ser recebido por eles.
Neste caso, o titular já você não pode mais acessar sua conta online devido a um bloqueio no sistema. Ou, ao consultar seu saldo, o extrato mostra que foi feita uma transferência para um terceiro que você não reconhece.
Os criminosos estão enviando um texto atrativo aos cidadãos via SMS, WhatsApp ou e-mail, prometendo algum bônus ou até mesmo dizendo que o governo irá revogar seu benefício. A mensagem pergunta ao o usuário clica em um link para recuperar o valor.
A partir do momento que o usuário clica no link, suas informações e acessos acabam expostos aos criminosos. Existe o risco de conseguirem ingressar no Caixa TEM, tornando o saque indevido de valores disponíveis na conta.
Consulta sobre pagamento do Bolsa Família
Para verificar se o seu inscrição para pagamento do Bolsa Família no próximo mês, basta o titular utilizar um dos canais remotos:
- Aplicativo Bolsa Família – basta fazer login com seu CPF;
- App Caixa Tem – clicando na opção “Bolsa Família” e selecionando “Verificar saldo”;
- Ligar para a Caixa – telefone 111;
- Ligar para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121.
Participe da comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
número do telefone do banco bmg
melhor banco para portabilidade de crédito consignado 2023
simulação consignado banco do brasil
pmmg idade maxima 35 anos
telefone bradesco financiamentos consignado
salário general
84 vezes é quantos anos
telefone 0800 do banco pan