Fique com luz cortada gera um grande caos na vida do consumidor. Sem geladeira, televisão, fogão ou chuveiro elétrico, toda a família precisa se adaptar ao momento de angústia. Para evitar cortes, como o A reconexão pode levar 48 horasa dica é manter suas contas atualizadas.
Hoje, praticamente tudo depende da energia elétrica para funcionar. Por causa disso, ficar sem luz em casa ou no seu comércio é sempre muito problemático.
O corte é consequência não pagamento de contas. No entanto, existem direitos do consumidor ao longo deste processo e podem até invalidar o corte feito pela concessionária de energia elétrica.
Para evitar essa consequência, o caminho mais claro é pagar todas as contas em dia. Se você deixou atrasar e acumular, a dica é procurar uma negociação amigável, inclusive com o possibilidade de parcelar a dívida.
Podem ser beneficiados pela Tarifa Social aqueles que vivem em situação de pobreza, inscritos no Cadastro Único e com renda de até meio salário mínimo por pessoa. Neste caso eles podem reduzir o valor da fatura em até 65% todo mês, economizando no valor final.
Como é calculada a conta de luz
Existem alguns fatores que são considerados quando calcular o valor da conta de luz. Vale a pena entender esses pontos, mas é sempre interessante considerar que o consumo mensal de energia elétrica ainda é o maior responsável pela cobrança na conta.
Portanto, economizar no uso de energia elétrica ainda é a melhor solução para pagar menos. A partir de 1º de setembro, as empresas de energia, por encomenda da Aneel, passaram a inserir o bandeira vermelha de nível 2 no faturamento.
Isto significa que haverá cobrança adicional de R$ 7,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido pelas famílias brasileiras.
O valor total a pagar na conta de luz será o resultado da soma de elementos como:
- Tarifa fixa, que é determinada pela concessionária e varia de estado para estado;
- Impostos e encargos, como PIS, COFINS e ICMS;
- serviços de distribuição de concessionárias;
- Compra de energia elétrica;
- Serviço de transmissão de energia elétrica;
- Encargos setoriais.
Quando a companhia elétrica pode cortar a energia de sua casa ou empresa?
De acordo com as regras da Aneel, não há período mínimo em que as contas atrasam para que a companhia eléctrica possa cortar o fornecimento.
Ou seja, você não precisa acumular mais de uma conta para ficar sem energia. Se o fatura não for paga dentro do prazo, a empresa agora pode começar a interromper o fornecimento de eletricidade para aquela casa ou empresa.
No entanto, existem algumas regras. Como:
- A empresa deverá enviar um aviso de corte de energia para o endereço do cliente com pelo menos 15 dias de antecedência de interrupção;
- O período máximo de corte é 90 dias após a data de vencimento da fatura, Após esse período não é possível interromper;
- Conforme dito, não existe um número mínimo de contas atrasadas que resultem em corte;
- É proibido cortar a energia elétrica às sextas, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados;
- A suspensão de energia não é permitida antes das 8h e depois das 18h em todos os dias da semana.
O que fazer se receber um aviso de corte de energia?
Se você recebeu um aviso sobre o corte de eletricidadeo correntista precisa tomar algumas medidas para evitar a consequência maior, que é a interrupção da energia elétrica.
- Pagar dívidas em atraso, inclusive do mês corrente caso o prazo de vencimento já tenha passado;
- Guarde o comprovante de pagamento;
- Caso não consiga pagar as contas atrasadas em dinheiro, entre em contato com a concessionária de energia elétrica para tentar chegar a um acordo e parcelar o pagamento.
O que fazer se a luz for cortada incorretamente?
Se você percebeu que sua energia elétrica foi cortada, mas não há contas pendentes, o proprietário do imóvel e o titular da conta devem Entre em contato com a companhia elétrica.
A distribuidora deverá restabelecer, em auto-estradaenergia do cliente dentro de quatro horas. Pelas regras da Aneel, a empresa ainda “deverá fazer um crédito na próxima fatura, podendo ainda responder por outros danos ao consumidor”.
Prazos para ligar a eletricidade
- 4 horas se a interrupção foi indevida;
- 24 horas para a situação normal de instalações localizadas em áreas urbanas;
- 48 horas para residências normais em áreas rurais.
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