Você Beneficiários do Bolsa Família ter uma linha de crédito disponível através do programa Believe. Este programa foi criado para incentivar o empreendedorismo e tem entre seus eixos o “Acredite no Primeiro Passo”em que o dinheiro é usado para investir pequena empresa.
O Acreditar é um programa criado e lançado pelo governo federal este ano. Seu principal objetivo é servir como um pacote de medidas, ações e benefícios que incentivar o empreendedorismo e a autonomia no país, incluindo pessoas de baixa renda.
Existem eixos dentro deste programa que atendem a diferentes públicos, entre eles Acredite no Primeiro Passo, que tem como objetivo inscrito no Cadastro Únicoprincipalmente beneficiários do Bolsa Família. Este é um grupo que tem mais dificuldade em obter empréstimo.
Para garantir que tenham acesso a uma linha personalizada, o governo está a libertar garantias para que os bancos aumentar empréstimos. Funciona como se as autoridades públicas dissessem aos bancos “guarde esta garantia se ele não devolver o dinheiro emprestado.”
“Como esse público tem dificuldade em obter uma garantia, foi criado um fundo garantidor de crédito (…) Os fundos que foram criados são para pessoas jurídicas, enquanto este atende pessoas físicas oriundos do Cadastro Único“, explica o secretário do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Carlos Everton no episódio do Fala MDS.
Quem pode solicitar um empréstimo do Bolsa Família?
Linha de empréstimo da Acredita não é igual à anterior empréstimo do Bolsa Família, na verdade, o empréstimo que foi oferecido a que recebeu o Auxílio Brasil.
Em 2022, o governo federal ainda permitiu liberação de crédito cedido para esse público, na época em que o Auxílio Brasil estava sendo pago. As parcelas foram cobradas diretamente pelo benefício, com desconto de até R$ 160 por mês.
Desta vez, o empréstimo para assinantes do Bolsa Família tem um objetivo: emprestar dinheiro aos cidadãos para o empreendedorismo. A ideia é que aos poucos a família consiga ter uma fonte de renda e se desligar do governo.
Para solicitar um empréstimo você deve atender aos seguintes critérios:
- Estar inscrito no Cadastro Único;
- Ser preferencialmente beneficiário do Bolsa Família;
- De preferência, seja mulher;
- Tenha um pequeno negócio aberto ou tenha interesse em abrir um negócio;
- Será necessário abrir um MEI (Micro Empreendedor Individual).
“A Acredita veio para viabilizar esses negócios e dar uma vida digna a essas pessoas, que, ao empreenderem, podem ganhar muito mais. Ele tem gente que passa a ganhar três, quatro salários no mínimo, montando seu próprio negócio”, explica o secretário Luiz Everton.
Como solicitar um empréstimo do Bolsa Família?
Por enquanto, o Empréstimo Bolsa Família por meio do programa Acreditar Já foi lançado no Ceará, Piauí, Sergipe e Pará, e outras adições estão em andamento.
O interesse do governo é que todos os estados tenham essa modalidade de crédito disponível, e a linha será oferecida por bancos regionais e estaduais. É o caso do Banco do Nordeste, responsável pela liberação de crédito nos estados citados.
É importante entender esse ponto porque o governo federal esclareceu que o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)assim como o Cadastro Único, não oferecem empréstimos. Quem oferece a linha são os bancos.
É por isso, Para solicitar você precisa de:
- Procure uma agência bancária que ofereça crédito (ex. Caixa, Banco do Brasil);
- Apresente seus documentos e seu plano de negócios;
- Simule quanto você poderá pedir emprestado, os juros e o prazo de pagamento;
- Aguarde a aprovação do crédito.
“A ideia é lançamento em 27 estadosporque você também faz um pacto com os governos estaduais para ajudar nessa área de formação, qualificação, emprego e auto empreendedorismo, procurando ativamente por essas pessoas. E os estados se comprometeram a ajudar a aumentar sua renda”finaliza o Secretário de Inclusão Socioeconômica.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
número do telefone do banco bmg
melhor banco para portabilidade de crédito consignado 2023
simulação consignado banco do brasil
pmmg idade maxima 35 anos
telefone bradesco financiamentos consignado
salário general
84 vezes é quantos anos
telefone 0800 do banco pan