Para salvar os cofres públicos, o governo federal aprovou uma revisão histórica do INSS (Instituto Nacional de Segurança Social). A expectativa é alcançar economizar mais de R$ 25 bilhões para o orçamento do próximo ano, cancelando salários indevidos da segurança social.
O INSS informou em seu site oficial que o processo que vem sendo convocado pela imprensa pente de dentes finosna verdade, é realizado pelo Instituto desde 2003. Consiste em verificar dados do cidadão quem recebe o benefício e verificar se são verdadeiras.
O principal objetivo com isso é alcançar cancelar pagamento de quem o recebe sem cumprir as regras, poupando assim dinheiro público. Mais do que 1,25 milhão de pessoas deve passar pelo procedimento de verificação de dados este ano.
Ao verificar qualquer tipo de inconsistência, como dados que não correspondam à realidade ou estejam desatualizados, o INSS bloqueará o pagamento. Então o cidadão terá até 90 dias para provar que você tem direito benefício porque atende aos critérios.
Se você puder verificar a veracidade das informaçõesele recebe novamente os pagamentos e tem acesso às parcelas que foram bloqueadas. Inicialmente o foco do governo está em pagamentos feitos por invalidez saúde física ou mental do cidadão.
Como funcionará a revisão dos benefícios do INSS
Para colocar o Pente fino do INSS Na prática, o Instituto, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Seguridade Social precisarão utilizar alguns mecanismos tecnológicos.
A ideia é conseguir descobrir quais titulares apresentam indícios de irregularidade, para que o verificação de dados acontecerá por:
- Cruzamento de dados do Cadastro Único com outras plataformas governamentais, como SUS, Ministério do Trabalho, Fazenda, Receita Federal e outras.
Quem passará pela revisão dos benefícios do INSS?
De acordo com as duas portarias publicadas pelo INSS, Previdência Social e MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) em julho, eles entram no Processo de revisão de benefícios do INSS o segurado:
- Quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) – idosos maiores de 65 anos e pessoas com deficiência com renda de até 1/4 do salário mínimo por pessoa, desde que:
- possuir dados do Cadastro Único desatualizados há mais de 48 meses (quatro anos);
- estão fora do Cadastro Único.
- Quem recebe o Benefício por Incapacidade Temporária (Benefício-doença) – pessoas que receberam licença médica por período superior a 15 dias, desde que:
- receber o benefício há mais de dois anos;
- estar sem exame médico há mais de seis meses; ou
- ainda não foram submetidos a exame médico presencial, apenas atestado médico.
Quem não vai passar o pente fino no INSS?
Alguns grupos são imune ao pente fino do INSS e você pode ficar tranquilo. Estas são as pessoas que estão recebendo atualmente:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria conforme regras de transição;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Ajuda prisional;
- Salário familiar.
O que fazer se for convocado para o pente fino do INSS?
As pessoas estão sendo convocado ao pente fino do INSS por mensagem enviada por SMS, extrato bancário, pelo Meu INSS ou por carta enviada para o endereço cadastrado no Meu INSS.
Isso significa que caso você não tenha recebido nenhuma mensagem e seu CPF não esteja na lista de pessoas que precisam comprovar seus dados para continuar recebendo, o INSS solicita ao cidadão não procura os órgãos responsáveis. Dessa forma, você evita longas filas.
Por outro lado, se você foi notificado, é preciso ficar atento aos prazos. São dados 45 dias verificar dados de quem mora em cidades com até 50 mil habitantes, e 90 dias para quem mora em cidades com mais de 50 mil habitantes.
- BPC: o titular ou representante legal deverá entrar em contato com o CRAS de sua cidade para atualização dos dados do Cadastro Único;
- Benefício doença: o titular deverá procurar o INSS para novo exame médico.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj