Ao solicitar o subsídio de doençamuitos se perguntam se o valor será equivalente ao salário habitual. A resposta depende de um cálculo específico feito pelo INSSe conhecer essa fórmula é fundamental para evitar surpresas.
O subsídio de doença é definido com base na média de suas contribuições, o que pode resultar em um valor diferente do seu salário atual. Por isso, é fundamental planejar seu orçamento e revisar os detalhes do cálculo para entender exatamente quanto você receberá durante o período do benefício.
Quando o segurado solicitar o subsídio de doençauma das principais incertezas é quanto à sua duração. Este benefício poderá ter seu prazo prorrogado dependendo da evolução do estado de saúde do beneficiário e orientação médica.
O subsídio de doença É diferente do benefício acidente, que é pago por tempo indeterminado enquanto as consequências limitam a capacidade para o trabalho. Isso mostra que cada benefício possui critérios e objetivos diferentes.
Muitos segurados também se perguntam se o subsídio de doença oferece o mesmo valor do salário anterior, mas esse é um equívoco comum. O cálculo considera 100% contribuições feitas desde Julho de 1994, resultando em um valor correspondente a 91% desta média.
Outro fator relevante no cálculo envolve o último 12 contribuiçõese a média dos valores recebidos não pode ultrapassar o 91% previamente calculado. O benefício é limitado pelo salário mínimo e pelo teto salarial. INSSvariando entre R$ 1,4 mil e R$ 7,7 mil.
Quem tem direito ao auxílio-doença do INSS?
Têm direito ao benefício do auxílio-doença todos os segurados que apresentem suposta e comprovada invalidez total, que resulte na necessidade de afastamento do trabalho. É importante ressaltar que a incapacidade deve ser exclusivamente total.
Regras do auxílio-doença do INSS
Os atestados deverão ser emitidos por médicos cadastrados no Conselho Regional de Medicina (CRM) e não poderão conter rasuras. Eles também precisam de:
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Especifique o tempo de afastamento necessário para a recuperação do paciente;
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Estabelecer o diagnóstico quando expressamente autorizado pelo paciente;
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Registrar dados de forma legível;
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Identificar o emissor através de assinatura e carimbo ou número de registro no CRM;
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Trazer o número correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), no caso da Atestmed.
Solicitação de auxílio-doença pelo MEU INSS
Até então, para solicitar o benefício, o segurado era obrigado a utilizar a conta Gov.br, nas modalidades bronze, prata ou ouro. Com a mudança, funcionará da seguinte forma:
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O acesso será feito na página inicial do Meu INSS, sem necessidade de login e senha;
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A autenticação do usuário no Meu INSS será feita mediante validação do nome completo e CPF na base de dados da Receita Federal;
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Além disso, a portaria do INSS e do MPS autoriza os funcionários dos órgãos do INSS a atender também os segurados sem acesso à internet, pois serão dispensados os níveis de segurança do sistema do Governo Federal com uso de login e senha;
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Quem usa o site ou aplicativo Meu INSS já encontra as mudanças. Mas o atendimento nas agências será via agendamento. As datas, porém, não foram divulgadas.
Veja o passo a passo:
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Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo para Android e iOS;
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Na página inicial, selecione “Solicitar benefício por invalidez”;
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Em seguida, preencha seu nome, CPF e data de nascimento;
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Marque a opção “Não sou um robô” e continue;
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Selecione “Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), leia as informações e clique em “consciente”;
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Aparecerá a seguinte informação: “Se você possui documento médico (laudo, laudo ou atestado), pode realizar o exame sem sair de casa. A análise remota de documentos é muito mais rápida, pois não depende de vagas em agências, pois não precisa ir ao INSS”. Selecione “Próximo”;
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Confira os dados que aparecerão na tela e selecione se foi acidente de trabalho ou não. Mas atenção: os benefícios por acidente de trabalho ainda não são elegíveis para uso do Atestmed;
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A seguir serão apresentadas as seguintes orientações sobre o que deve constar no atestado médico ou odontológico: nome do profissional CRM/CRO/RMS, identificação da doença e período de afastamento;
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Anexe os documentos (identidade e documentação médica) clicando no “+”; e
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Clique em próximo, leia as informações e clique em próximo/concluir para enviar o pedido.
Documentos obrigatórios para subsídio de doença
A documentação médica ou odontológica apresentada pelo segurado no ato da solicitação deverá estar legível e sem rasuras, devendo conter as seguintes informações:
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Nome completo do segurado;
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Data de emissão do documento (não pode ser superior a 90 dias a contar da data de entrada do pedido);
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Diagnóstico completo ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
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Assinatura e identificação do profissional emissor, com nome e registro no conselho de classe, ou carimbo;
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Data de início da licença ou descanso;
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Tempo estimado necessário para descanso.
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