Você pistas de pix Eles cresceram assustadoramente, levando muitos clientes bancários a buscar o retorno de valores transferidos indevidamente. A insegurança no sistema gerou uma onda de transações de reembolso em várias instituições financeiras.
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De acordo com dados recentes do Banco Central (BC)no final de 2024Assim, O número de solicitações de restituição chegou a 4.955.518. Este aumento é significativo, refletindo um crescimento de 98% comparado ao ano anterior, quando eles foram registrados 2,5 milhões de solicitações.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir, também disponível em FDR News YouTube!
As queixas sobre os golpes de pix aumentam
Entre os pedidos de reembolso relacionados aos golpes de pix, 31% foram completos ou parcialmente aceitos, totalizando 1.560.601 aprovações. No total, 3.394.917 reclamações foram registradas durante o período. Os golpes de pix são altos, com um salto significativo nas tentativas de recuperar o valor.
Em 2022, houve 1,5 milhão de solicitações de fraude, um número que cresceu para 2,5 milhões em 2023. No ano passado, apenas 9% dos valores solicitados para retorno por fraude foram efetivamente reembolsados. A recuperação dos valores ainda é um desafio para os consumidores afetados.
Mecanismo de retorno de pix
Criado em novembro de 2021, o mecanismo de retorno especial (MED) surgiu para fortalecer a segurança e oferecer mais proteção aos usuários do sistema de pagamento instantâneo. Os golpes de PIX levaram o sistema de retorno dos valores a ser mais acionado, e o mecanismo de retorno especial (MED) é responsável por permitir esses reembolsos. Estabelece as diretrizes que as instituições financeiras devem seguir para fazer o reembolso.
Todas as instituições participantes do PIX precisam adotar esse mecanismo, mas é importante saber que o usuário pode solicitar apenas uma devolução por transferência. O Med não é uma plataforma acessível diretamente ao consumidor, que deve recorrer ao seu banco para fazer a solicitação.
Nos casos de golpes via PIX, o consumidor tem até 80 dias após a transação para registrar uma solicitação de retorno em sua instituição financeira. Isso se aplica quando ele é vítima de fraude, golpe ou qualquer outra prática criminosa, como a engenharia social.
É essencial que o usuário esteja ciente dos prazos, pois a solicitação deve ser feita nesse período para garantir a possibilidade de reembolso. O processo visa proteger os consumidores e combater a ação dos criminosos no sistema de pagamento instantâneo.
Como acionar o mecanismo de retorno de pix?
Os golpes de pix podem ocorrer de várias maneiras, seja por fraude, coerção ou até falhas no sistema bancário. Em alguns casos, os criminosos usam estratégias para enganar as vítimas e induzi -las a fazer transferências involuntárias.
A engenharia social é uma das táticas mais comuns em pincelas de pix, onde o fraudador manipula o usuário a autorizar o pagamento. Além disso, erros operacionais, como transferências duplicadas, também podem causar danos ao consumidor.
Em que situações o mecanismo de retorno de pix funciona?
Os golpes de pix não são a única situação em que os usuários podem enfrentar problemas com transferências. Os seres humanos, como digitar uma chave errada ou enviar dinheiro por engano, também podem gerar erros financeiros.
Além dos golpes via PIX, há casos em que o remetente se arrepende da transação ou se envolve em disputas comerciais. Difícios entre o comprador e o vendedor sobre um pagamento de pix são situações recorrentes que requerem atenção e cautela.
5 maneiras de se proteger de golpes via pix
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Verifique os dados do destinatário: Antes de finalizar uma transferência, analise cuidadosamente o nome e as informações dos beneficiários exibidos no sistema. Isso ajuda a evitar transações para contas suspeitas.
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Ative a autenticação em dois fatores: Use esse recurso de segurança, disponível nos aplicativos Banks para dificultar o acesso não autorizado à sua conta.
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Desconfie de ofertas muito vantajosas: Evite clicar em links desconhecidos ou compartilhar informações pessoais e financeiras sem confirmar a ocorrência da oferta ou remetente;
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Monitore suas transações regularmente: Siga os extratos de sua conta de perto para identificar qualquer transação atípica e se comunique imediatamente ao banco, percebendo algo suspeito.
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