O número de idosos endividados aumentou 17% em 2023, diz seasa. No entanto, alguns dívidas e cobranças podem ser anuladas De acordo com a faixa etária do devedor. Com esta medida, você pode estar livre de algumas dívidas que comprometem seu orçamento.

(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
A lei de excesso de direção garante maior segurança financeira para os idosos, impedindo -os de seguir a situação em que não podem mais pagar suas contas, o So -chamado de Individade. A partir disso e de ações de algas do governo Dívidas e cobranças podem ser anuladas.
Essas ações são importantes porque o número de idosos com dívidas aumentou nos últimos anos, apenas em 2024 o crescimento foi de 17%. Bancos e cartões são apontados como o principal responsável pelo endividamento.
No vídeo abaixo, o colunista FDR Ariel França apresenta informações mais importantes:
Compromisso de renda com a dívida
O Lei nº 14.181Lei de Individência Demorda que a Idosos só podem comprometer 25% de seus aluguéis mensais. Assim, essa população acaba sendo protegida contra juros e acusações abusivas.
Essa porcentagem garante que os idosos possam comprar comida e pagar as outras contas mensais
Também exige que as empresas acreditam negociar com os idosos. As propostas devem ter prazos maiores e condições de pagamento mais flexíveis, na realidade financeira dos idosos.
Os idosos ainda têm a oportunidade de fazer Portabilidade da dívida, Uma transferência de dívida para uma instituição financeira que oferece melhores condições de pagamento.
Antes de solicitar essa portabilidade, é necessário verificar as propostas feitas, incluindo a empresa em que a dívida foi gerada tem a oportunidade de fazer uma oferta melhor para manter o cliente.
Renegociação da dívida para idosos
De acordo com o especialista em FDR Yasmin Souza, os idosos podem renegociar de:
- Contas de consumo: água, eletricidade, gás, telefone, cartão de crédito;
- Empréstimos pessoais: financiamento, empréstimos de folha de pagamento;
- Outras dívidas: Desde que eles sejam suportados de boa fé, ou seja, sem a pessoa que já sabe que não seria capaz de pagá -los.
Os idosos podem ter dívidas anuladas?
A maneira mais simples de anular a dívida é precisamente renegociando a dívida, para que você se livre do Financial pendente e tenha um nome limpo.
Por outro ladoAlguns idosos podem estar livres do pagamento de IPVApor exemplo. Não há lei que determine a isenção de impostos da idade. No entanto, é comum que, em idade sênior, o cidadão apresente algumas doenças que podem resultar em isenção de impostos.
Entre as doenças que podem resultar na isenção de IPVA estão:
- Amputações ou ausência de membros;
- Artrite reumatoide;
- Artrodese;
- Autismo;
- Derrame (golpe);
- Pássaro (golpe);
- Doença cardíaca;
- Condomalácia patelar;
O especialista Lila Cunha, colaborador da FDR, comenta mais sobre doenças que garantem a isenção do IPVA.
Em alguns municípios, essa população também pode alcançar o Isenção IPTU (Propriedade urbana e imposto territorial). Como a coleção é municipal, é necessário verificar as regras da sua cidade.
Dicas para evitar os idosos dos idosos
- Não empreste o nome ou o crédito aos conhecidos, nem mesmo membros da família;
- Fazer uma pesquisa e tudo o que deve;
- Acesse o extrato de sua aposentadoria para verificar se não há descontos irregulares;
- Não pegue emprestado para pagar uma dívida;
- Confira as taxas de juros aplicadas à dívida em seu nome.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj