Inscrições no SiSU 2025 já foram oficialmente encerradas pelo Ministério da Educação. Enquanto aguardam a chamada dos aprovados, os alunos já podem separar os documentos para matrícula. Somente a apresentação dos documentos garante a vaga.
Centenas de estudantes competem pelo 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país oferecidas pela SiSU 2025. O programa utiliza a nota do Enem 2024 e deve começar a valer no dia 26 de janeiro.
Este ano, o Ministério da Educação realiza apenas uma etapa de matrícula, a partir da qual serão selecionados os candidatos para ingresso no primeiro e segundo semestres letivos.

(Imagem: FDR)
Documentos necessários para inscrição no SiSU 2025
O Ministério da Educação publicou o documentos básicos que você precisa ter em mãos para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada.
Documento de identificação original com foto;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente;
- Histórico escolar;
- Título de eleitor (para estudantes maiores de 18 anos);
- Comprovante de reservista do exército (se homem);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência.
Os candidatos aprovados pelo sistema de cotas deverão apresentar comprovante de renda e conclusão do ensino médio, de acordo com a cota em que foram aprovados. Além de outros documentos exigidos pela instituição.
Em cotas para candidatos autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, as instituições poderão aplicar o estágio de heteroidentificação. Somente após esta etapa poderá ser realizada a inscrição desses candidatos.
Lembrando que somente alunos pré-selecionados poderão se inscrever.


(Imagem: FDR)
Lista de espera do SiSU 2025
Qualquer pessoa que não for selecionada na chamada regular poderá manifestar interesse em ingressar na lista de espera. Assim, continuam disputando vagas no primeiro e no segundo semestre.
O candidato deverá selecionar uma de suas duas opções de curso, caso não tenha sido selecionado em nenhuma delas, conforme segue:
- Caso o candidato seja selecionado na 1ª opção de curso da chamada regular, não concorre mais na opção de 2º curso, nem Você pode entrar na lista de espera.
- Se o candidato não está selecionado na 1ª opção de curso da chamada regular, mas está selecionado na 2ª opção, não Você pode entrar na lista de espera.
- Caso o candidato seja selecionado em alguma de suas opções, ele não poderá se inscrever na lista de espera.
- Se o candidato não está selecionado na 1ª opção de curso, nem na opção 2º curso, você poderá manifestar interesse na lista de espera para qualquer uma de suas opções. Portanto, você só terá que selecionar um percurso para continuar competindo, eliminando a outra opção.
Cronograma SiSU 2025
- Período de inscrição: 17 a 21 de janeiro;
- Resultado da chamada normal: 26 de janeiro;
- Participação na lista de espera: 26 a 31 de janeiro;
- Chamada da lista de espera: 12 de fevereiro a 30 de setembro
Embora as inscrições no Sistema de Seleção Unificada já tenham sido encerradas, os alunos ainda podem concorrer com a nota do Enem 2024 em outros dois programas do MEC.
liberação de margem consignável
qual a margem do consignado
disponível para consignado
site ipsm
banco pan acompanhar proposta
consignado exército
emprestimo bpc loas volta
empréstimo bpc 2023
pan financiamentos quitação