O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS chama a atenção dos brasileiros para o Janeiro Branco. O mês é de conscientização para saúde mental e emocional da população. O corpo também garante benefícios para trabalhadores com saúde mental afetada.
Ao longo deste mês de janeiro, órgãos e empresas chamam a atenção da população para a questões relacionadas com saúde mental. Na verdade, o INSS garante benefícios previdenciários aos trabalhadores com problemas mentais decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão, pânico, distúrbios de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar.
Essas questões podem comprometer todas as áreas da sua vida, inclusive o trabalho, levando ao desligamento profissional.
É exatamente nesse momento que entra o Instituto, oferecendo benefícios que garantem uma certa segurança financeira nesse período.
“Insônia, estresse, preocupação excessiva, tremores, dores de cabeça e desinteresse pelo dia a dia são fortes indícios de que algo está errado, então é hora de procurar ajuda especializada”, esclarece o INSS.
Apoio previdenciário para saúde mental
A vida também é parar, respirar e ter momentos de lazer, situações que podem contribuir para uma boa saúde mental. Quando há um diagnóstico de um transtorno mental o trabalhador pode atestar a necessidade de se afastar do trabalho.
Essa licença pode ser tanto para tratamento quanto para recuperação. Quando o período de afastamento for superior a 15 dias, se o profissional estiver em regime de condição de segurado e com pelo menos 12 meses de contribuiçãovocê pode solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).
Quando essa ausência for decorrente do próprio trabalho, como acontece nos casos de Síndrome de Burnout, o trabalhador pode solicitar o benefício por invalidez temporária acidental.
Neste caso, não existe exigência mínima de contribuições para a Segurança Social. Esse benefício trará certa estabilidade ao trabalhador, garantindo que ele não seja demitido sem justa causa nos 12 meses seguintes ao retorno ao trabalho.
Benefícios do INSS
- Benefício por invalidez temporária (antigo auxílio-doença): destinado a pessoas temporariamente impossibilitadas de trabalhar.
- Benefício por invalidez permanente (antiga aposentadoria por invalidez): destinada a quem está permanentemente impossibilitado de trabalhar.
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): destinado a pessoas com deficiência de qualquer idade e idosos com mais de 65 anos, em situação de vulnerabilidade social e sem condições de se sustentar.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora de FDR, comenta as últimas mudanças no BPC.
Como posso solicitar benefícios por invalidez temporária?
- O pedido pode ser feito on-line através Meu INSStambém é possível ligar para a Central 135 e marcar horário para entrega de documentos comprovativos.
- O segurado ainda tem a opção de solicitar o auxílio-doença pessoalmente em uma agência dos Correios.
Cuidados de saúde mental
Muitas vezes é justamente o ambiente de trabalho que desencadeia o estresse, o que agrava os sintomas dos transtornos. Nestes casos, A recomendação é tirar licença do trabalho.
“Essa pausa permite ao paciente diminuir o nível de estresse, reorganizar a rotina e aderir ao tratamento com maior eficácia. É também uma oportunidade para desenvolver habilidades de enfrentamento e estratégias cognitivas que facilitarão a reintegração no trabalho no momento apropriado.” explica Jéssica Targino Albuquerque de Melo, psicóloga, terapeuta cognitivo-comportamental e neuropsicóloga.
Fique atento aos sinais que seu corpo lhe dá constantemente e, se necessário, procure ajuda de um profissional.
Assista ao vídeo abaixo para saber quando você poderá receber o benefício de janeiro:
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj