Você Aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham acima do salário mínimo não deveriam contar com aumento real de seus benefícios em 2025. A correção será limitada à inflação, calculada com base na INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) entre Dezembro de 2023 e dezembro de 2024. O índice oficial será divulgado pela IBGE nesta Sexta-feira (10).
Sobre isso, o reajuste para quem recebe o mínimo previdenciário será mais vantajosoapós o aumento do salário mínimo, que subiu 7,5%alcançando R$ 1.518. Este cálculo considera não apenas a inflação acumulada, mas também a variação do PIB (Produto Interno Bruto) dos dois anos anteriores, com limite de 2,5% por ano, de acordo com as regras atuais.
Nos anos de 2017, 2018 e 2021apenas aqueles que receberam a palavra do Aposentadoria INSS tiveram reajustes inferiores aos concedidos aos beneficiários com valores acima do salário mínimo. Esta situação é considerada uma exceção dentro da política de ajustamento.
Como funciona a atual política de reajuste previdenciário do INSS?
A política atual tem reduzido gradativamente a diferença entre os valores pagos a quem ganha acima do salário mínimo e os benefícios equivalentes ao salário mínimo. Especialistas alertam que, em breve, aposentados do INSS com renda entre um e dois salários mínimos poderão ficar limitados ao mínimo previdenciário.
Atualmente, a aposentadoria do INSS representa uma renda equivalente a até um salário mínimo para 70% dos 40,7 milhões de benefícios pagos mensalmente. Esse dado reflete a predominância do mínimo previdenciário entre os segurados.
Entre os beneficiários, 12,2 milhões recebem valores acima do salário mínimo, enquanto apenas 10,6 mil recebem o teto integral da previdência, fixado em R$ 7.786,01 para 2024. Esses números destacam a desigualdade na distribuição dos benefícios de aposentadoria do INSS.
Teto da nova aposentadoria do INSS em 2025
O teto de aposentadoria do INSS é reajustado com base na variação do INPC, o que impacta diretamente no valor dos benefícios. Quem passou a receber acima do mínimo a partir de fevereiro de 2024 terá o reajuste proporcional ao índice acumulado no período.
Os pagamentos aos beneficiários que ganham mais que um salário mínimo terão início no dia 3 de fevereiro. A data exata pode ser consultada pelo número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito verificador após o travessão.
Os beneficiários da aposentadoria do INSS precisam ficar atentos aos descontos do Imposto de Renda, que incidem sobre valores acima do limite de isenção. Esse impacto poderá reduzir o valor final recebido após o reajuste.
Para segurados com 65 anos ou mais, há isenção extra de Imposto de Renda aplicada ao benefício. Essa regra ajuda a aliviar a carga tributária dos idosos que dependem da aposentadoria do INSS como principal fonte de renda.
Como consultar o valor da aposentadoria do INSS em 2025?
Quem precisa de informações sobre a aposentadoria do INSS, mas não tem acesso à internet, pode ligar para a Central 135. Durante a ligação, é fundamental fornecer o CPF e confirmar os dados cadastrais para garantir a segurança e evitar fraudes.
Online, os dados para pagamento estão disponíveis no site Meu INSS. Após acessar a plataforma com login, basta selecionar a opção “Extrato de Pagamento” na tela inicial para visualizar o extrato e completar as informações sobre o benefício.
Beneficiários de aposentadoria do INSS podem consultar informações por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS. A ferramenta oferece acesso prático e rápido às informações sobre benefícios. Assim como no site, você precisa fazer login com nome de usuário e senha para acessar os serviços. Após a autenticação, o aplicativo exibe uma lista completa com o histórico e detalhes do benefício de aposentadoria do INSS.
Em quais bancos são feitos os pagamentos de aposentadoria do INSS?
Entre 2025 e 2029, a aposentadoria do INSS será administrada, prioritariamente, pela Crefisa e pelo Banco Mercantil. As duas instituições financeiras conquistaram essa preferência após vencerem o leilão realizado em outubro de 2024.
Para quem já recebe aposentadoria do INSS, não haverá alterações. Porém, os novos beneficiários terão seus pagamentos direcionados inicialmente para um desses bancos. Se preferirem, poderão solicitar a transferência após a realização do primeiro pagamento na instituição indicada pelo INSS.
Calendário de aposentadoria do INSS em 2025
Beneficiários que recebem até um salário mínimo:
-
Final 1: 27 de janeiro;
-
Final 2: 28 de janeiro;
-
Final 3: 29 de janeiro;
-
Final 4: 30 de janeiro;
-
Final 5: 31 de janeiro;
-
Final 6: 3 de fevereiro;
-
Final 7: 4 de fevereiro;
-
Final 8: 5 de fevereiro;
-
Final 9: 6 de fevereiro;
-
Final 0: 7 de fevereiro.
Beneficiários que ganham acima do salário mínimo:
-
Finais 1 e 6: 3 de fevereiro;
-
Finais 2 e 7: 4 de fevereiro;
-
Finais 3 e 8: 5 de fevereiro;
-
Finais 4 e 9: 6 de fevereiro;
- Finais 5 e 0: 7 de fevereiro.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj