O prazo para pagamento do IPVA 2025 já começou em praticamente todo o país. Os contribuintes podem escolher entre pagar integralmente ou parcelar. Mas, você sabe qual a melhor forma de pagar o Imposto? Confira as dicas de FDR para ajudá-lo a decidir.
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores costuma ser cobrado no início do ano, junto com outros pagamentos obrigatórios, como o IPTU. Este ano, os proprietários podem agora fazer o pagamento do IPVA 2025, com possibilidade de cota única ou parcelamento.
Para alguns especialistas o pagamento à vista pode garantir descontos interessante. Porém, nem todos podem escolher esta opção.
Quando pagar o IPVA 2025?
O IPVA é um imposto obrigatório para todos os proprietários de veículos de duas ou quatro rodas que não têm direito à isenção.
O imposto é cobrado por cada estado, então as regras, isenções e cronograma acabam variando. Portanto, os contribuintes devem verificar as informações relacionadas ao seu estado de residência.
O FDR possui uma seção de IPVA onde você pode encontrar informações sobre diversos locais. Lembrando disso o imposto deve ser pago no estado em que o carro está matriculado.
Quando pagar o IPVA à vista?
Geralmente o descontos Eles são oferecidos apenas para quem paga o imposto à vista, na chamada cota única. Em alguns estados é possível acumular descontos regulares e aplicados para participação em determinados programas.
Com o pagamento em parcela única você livre de parcelas mensais e saldar a dívida de uma vez. Por outro lado, segundo especialistas ouvidos pelo Portal G1não vale a pena comprometer o orçamento para garantir o desconto.
É comum que algumas pessoas pensem em pegar o valor que está economizado para uma emergência para pagar o imposto, o que não vale a pena fazer. Antes de efetuar o pagamento integral de uma vez, é importante organizar suas finanças para evitar dores de cabeça futuras.
Quando parcelar o IPVA?
Pagamentos parcelados beneficiam você pagar uma quantia menor a cada mês, até que todos os impostos sejam pagos. Em alguns estados, é possível pagar o valor em até 12 meses, desde que respeitado o valor mínimo da parcela.
O grande problema desse método é que você precisa se lembrar de pagar a parcela, evitando cobrança de juros e até mesmo inscrição nos cadastros de inadimplentes.
O parcelamento é uma opção interessante para quem já tem outras despesas obrigatórias no início do ano, como compra de material escolar.
A especialista Lila Cunha apresenta alerta do Inmetro para quem vai comprar material escolar agora.
Uma opção que pode ser adotada para facilitar o pagamento de impostos é a uso de cartão de crédito. Dessa forma, o pagamento é parcelado, você paga apenas a fatura do cartão e também não precisa se preocupar em lembrar das parcelas do IPVA.
Lembrando que para utilizar este método você deve ter o limite total de impostos disponível no cartão. Antes de selecionar essa opção, é importante analisar se ela não comprometerá seus gastos no cartão, afinal o valor será liberado conforme você pagar as parcelas.
Planejando pagar IPVA 2025
- O planejamento é fundamental na hora de pagar o imposto, neste caso é importante:
- Sente-se e faça um orçamento com todas as suas despesas;
- Considere suas despesas no início do ano;
- Lembre-se que o IPVA e licenciamento não são a mesma coisa;
- Na verdade, sem pagar o IPVA você não conseguirá licenciar o veículo;
- O licenciamento é uma espécie de “autorização” para dirigir o veículo, portanto, se ele não estiver regularizado, você não poderá dirigir.
telefone do inss rio de janeiro rj
taxa de juros consignado caixa servidor público 2024
antecipação décimo terceiro 2023 bradesco
poupa tempo manaus
rastrear cartão pan
correspondente consignado itaú whatsapp
segunda via cartão pan
qual app antecipar salário
aumento margem consignado servidor público estadual