Você Correios alertam a população sobre golpes em 2025. Os criminosos se aproveitam compras virtuais, que aumentaram desde o final do ano, causando vítimas. A ação é tão simples que você pode acabar caindo sem perceber.
Os Correios emitiram um comunicado sobre um golpe antigo que continua fazendo vítimas mesmo em 2025. E-mails falsos com o nome da empresa são enviados por criminosos. Segundo a empresa, o golpe é tão elaborado que até inteligência artificial já está sendo utilizada.
Golpe de mensagem de pedido falso
O alerta foi emitido pelos Correios para ajudar a população a não cair nos golpes que já estão sendo aplicados neste ano.
Segundo a empresa, os criminosos estão mais sofisticados e agora também utilizam vídeos em redes sociais, perfis falsos e até inteligência artificial para atrair vítimas.
Mensagens via SMS, e-mail e WhatsApp também continuam sendo utilizadas nesse tipo de golpe. O objetivo principal: espalhar informações falsas sobre supostas ordens retidas.
A partir dessas mensagens, os cidadãos são direcionados para páginas falsas, com estética muito semelhante à dos Correios, que inclui a logomarca da empresa. É então que ocorre o próprio golpe, o pagamento de uma taxa para liberação do pedido.
Como se proteger do golpe?
A principal recomendação da empresa é que você Utilize apenas canais oficiais dos Correios. Caso receba uma mensagem sobre um pedido retido, acesse o site oficial e tente confirmar a informação.
Utilize sempre o site oficial dos Correios e perfis oficiais nas redes sociais, lá você encontrará informações seguras. Outra opção é ligar para a Central de Atendimento ao Cliente, através dos seguintes números de telefone:
- 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas)
- 0800 725 7282 (demais localidades).
- Como identificar o golpe do pedido?
Ao receber esse tipo de mensagem, independente do meio utilizado para comunicação, é importante ficar atento a alguns pontos, informa Correspondência:
Você realmente fez uma compra virtual?
Nesse golpe, o criminoso se apresenta como um suposta empresa de entrega, informando a retenção de um pacote. Porém, se você não fez compras internacionais recentemente ou não está esperando um pacote, não se preocupe.
Por outro lado, se você espera uma entrega, é interessante confirmar com o vendedor ou com a plataforma de compra e venda utilizada.
Tom urgente
Esse é outro ponto de atenção, as mensagens geralmente possuem tom de urgência, com prazo para resolução da questão. O consumidor pode, por exemplo, ser informado de que o seu o pacote retornará ao remetente.
Caso esse tom já seja utilizado na primeira notificação, cuidado, pode ser fraude, alerta os Correios.
Acompanhe suas entregas
Todas as entregas realizadas pelos Correios possuem um código de rastreamento, usado para rastrear a entrega. Na verdade, com ele você pode até descobrir se o pacote está realmente retido.
Existem duas situações aqui, verifique o código recebido do vendedor e o do suposto e-mail sobre o qual você não tem certeza. Se os códigos não corresponderem ou se os números enviados pela suposta empresa de transporte não puderem ser rastreados, provavelmente é uma fraude.
Não confie apenas no nome da empresa
Como já alertou os Correios, os criminosos acabam usando nomes de empresas conhecidas para realizar o golpe. E não apenas os Correios, Sedex e empresas de transporte.
Portanto, o ideal é verificar o endereço eletrônico da comunicação. No caso dos Correios, toda a comunicação é feita através de e-mails do domínio “@correios.com.br”.
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