O pagamento de IPTU 2025 já começou em diversas cidades. O Imposto Edificação e Território Urbano é cobrado dos proprietários pelos municípios. O pagamento é obrigatório e desconsiderá-lo pode trazer consequências graves, entenda.
No início do ano, os brasileiros têm algumas obrigações financeiras, uma delas é o pagamento do O Imposto sobre Propriedade Urbana e Propriedade Territorial. Com o elevado volume de obrigações financeiras, o IPTU 2025 Pode acabar passando despercebido, mas não deveria.
O não pagamento de impostos pode causar muitas dores de cabeça aos proprietários. A taxa é aplicada independentemente da utilização do imóvel, seja para habitação, comércio, indústria ou outro fim.
Como é calculado o IPTU?
Apesar do imposto municipal, As prefeituras geralmente seguem o mesmo padrão, com o cálculo feito com base no valor de mercado do imóvel. Para calcular quanto o proprietário pagará de IPTU, os municípios utilizam os seguintes critérios:
- Área construída;
- Localização;
- Valor do terreno.
Em alguns municípios, taxa de imposto progressiva, ou seja, o imposto aumenta de acordo com o valor do imóvel. Portanto, imóveis mais caros possuem impostos mais elevados.
Vale lembrar que o valor de mercado não é necessariamente o valor do imóvel, é uma estimativa calculada pela prefeitura no momento da tributação.
A diferença entre ele e o preço de venda é que o comprador pagará de acordo com o oferta e demanda, localização, estado de conservação, entre outros aspectos.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta o IPTU dos imóveis inventariados, confira.
O que acontece se eu não pagar o IPTU 2025?
O O pagamento do imposto pode ser feito à vista ou parceladoo proprietário escolhe como quer fazer.
Independentemente de como será feito o pagamento, é preciso estar em dia para obter certidões negativas de dívidas, transferir o imóvel ou obter financiamento imobiliário, explica o Serasa. Quando o imposto não é pago, o proprietário fica sujeito a algumas consequências jurídicas, tais como:
- O pagamento de juros e multas, em São Paulo, por exemplo, é cobrado multa de 0,33% ao dia até o limite de 20%.
- O nome do proprietário poderá constar no cadastro de inadimplentes, o que acarretará o protesto da dívida.
- Em alguns casos, a prefeitura poderá confiscar o imóvel para pagar o imposto devido.
Além das situações citadas, caso o proprietário seja notificado pela prefeitura e ainda assim não efetue o pagamento, a dívida poderá ser incluída na dívida ativa municipal e o imóvel, portanto, será colocado em leilão.
Como liquidar IPTU atrasado?
Os atrasos nos pagamentos podem ser regularizados diretamente pelo sistema da prefeitura do seu município, bastando seguir os passos abaixo:
- Acesse o site da prefeitura e acesse o IPTU;
- Informe o número de matrícula do imóvel;
- Verifique as guias vencidas;
- Selecione o período de expiração do IPTU atrasado;
- Emitir a guia de pagamento, o documento será emitido com multas e juros incluídos;
- Basta pagar a dívida e pronto.
Nossa orientação é que você procure informações no seu município, pois alguns oferecem descontos para quitação de impostos atrasados, parcelamento, entre outras vantagens.
bancos conveniados inss
pan saque aniversário
cnpj ipsm
empréstimo pessoal taxas de juros
pagamento consignado
emprestimo bolsa familia voltou
quanto é o juros do consignado