Geralmente alguns itens de material escolar sobem de preço no início do ano, fazendo com que os gastos fossem maiores. Então é hora de pesquisar preços e até começar a comprar. Aqui estão algumas dicas que podem reduzir significativamente seu orçamento.
O final do ano chegou e com ele é hora de se inscrever e compra de material escolar. Pais mais atentos já devem entender que as compras no início do ano podem resultar em gastos maiores. Além disso, as papelarias geralmente ficam mais movimentadas nesse período.
Um levantamento realizado por Procon-SP entre 8 e 11 de janeiro deste ano apresentou variação de 264% nos itens da lista. Na época, o destaque foi a caneta esferográfica 0,7mm da Compactor, que pode ser encontrada por R$ 1,07 em um estabelecimento e por R$ 3,90 em outro.
Por isso é tão importante pesquisar e ficar de olho em alguns pontos importantes, como itens que são proibidos, mas muitas escolas insistem em incluí-los na lista de materiais.
Dicas para economizar dinheiro na compra de material escolar em 2025
Reutilizar materiais
Com listas tão grandes, é normal que alguns itens “sobram” no final do ano. Então, é interessante faça um levantamento do que pode ser reaproveitado no ano seguinte, antes de ir às compras.
A estratégia é simples: pegue a lista de materiais que seu filho utilizará em 2025 e confira os materiais que ele utilizou em 2024 para ver quais podem ser utilizados. Para isso, pode ser interessante colocar em cima da mesa tudo o que sobrou do último ano letivo.
É possível reaproveitar itens como:
- Mochilas em bom estado,
- casos,
- Lancheiras,
- Lápis,
- borrachas,
- Canetas
- Cadernos com páginas não utilizadas.
Faça uma lista de compras
Conferiu e viu que é possível reaproveitar muitos itens? Então, marcar na lista da escola o que não precisa ser comprado. Também vale ficar atento aos itens que não devem constar nas listas escolares (listamos no final do artigo).
Compre com antecedência
É possível comprar antecipadamente pesquise com mais calmaaproveite descontos e até fuja de papelarias lotadas.
Personalize materiais em casa
As papelarias oferecem esse tipo de serviço, porém, fazer as etiquetas em casa, por exemplo, pode sair mais barato. Esta também pode ser uma estratégia para envolver as crianças na realização de uma atividade diferente durante as férias.
Trocar material escolar
A troca pode ser interessante especialmente para livros didáticosse seu filho estuda em uma escola particular. Afinal, os livros são responsáveis por grande parte do orçamento destinado à compra de materiais.
Antes de trocar ou adquirir um livro usado, é importante verificar o seu estado, se é possível utilizá-lo e se a escola continuará a utilizar esse livro no próximo ano letivo.
Negocie em papelarias locais
Papelarias menores podem oferecer melhores condições para comprar itens do que online. Antes de adquirir produtos, é interessante perguntar sobre descontos e condições de pagamento.
Compra em grupo
A ideia é simples: Compras no atacado são mais acessíveis para o consumidor. Portanto, você pode reunir um grupo de pessoas e comprar os itens juntos para dividir o valor gasto.
Se essa for a opção, o ideal é pesquisar antes e muitas vezes dividir as compras em mais de uma loja pode ser interessante.
Compras on-line
A internet possui uma grande variedade de lojas, até mesmo oficiais, que pode oferecer descontos em compras virtuais. Mas atenção, cuidado com golpes, prefira sites já conhecidos e confiáveis e preste atenção no prazo de entrega, este ano pode ser maior.
Vendas pós-volta às aulas
Por um lado, as compras de final de ano podem ser uma ótima estratégia, mas por outro lado, após o início das aulas, muitas papelarias fazem promoções. Contudo, é necessário espere o início do ano letivo para aproveitar esses descontos.
Itens proibidos na lista de material escolar
O Procon-RJ divulgou a lista de itens que NÃO PODEM ser solicitados aos pais ou responsáveis, confira:
- álcool hidrogenado
- Algodão
- Caneta para quadro-negro/piloto para quadro branco
- Carimbo
- Copos descartáveis
- Elastex
- Esponja de prato
- fita/cartucho/tonner para impressora
- Fitas adesivas
- Flanela
- Giz branco ou colorido
- Grampeador e grampos para grampeador
- Guardanapos
- Poliestireno
- Toalhetes descartáveis
- Marcador de retroprojetor
- Material de escritório
- Materiais de limpeza
- Medicação
- Palito
- Papel higiênico
- Pasta suspensa
- Plástico para classificador
- Pratos descartáveis
- Talheres descartáveis
- prendedor de roupa
- Produtos para construção civil (tintas, trinchas, argamassa, cimento, entre outros)
- Sacolas plásticas
Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre o Auxílio Material Escolar, veja como solicitá-lo.
bancos conveniados inss
pan saque aniversário
cnpj ipsm
empréstimo pessoal taxas de juros
pagamento consignado
emprestimo bolsa familia voltou
quanto é o juros do consignado