Depois cinco anos de registro de dívida na Serasa o cidadão pode ficar com o nome limpo novamente. No entanto, este procedimento não significa que a dívida simplesmente desapareça ou seja perdoada. FDR explica a situação de uma vez por todas, confira.
Ainda existe a crença de que depois de cinco anos a dívida desaparece magicamente e o consumidor não precisa mais pagá-la. Porém, isso nada mais é do que uma grande mentira sem contato de geração em geração. E o que é pior, tem muita gente que pode acabar sendo prejudicada por acreditar nisso.
As dívidas atrasadas são uma grande dor de cabeça para os consumidores, principalmente porque com a má fama o acesso ao crédito acaba sendo mais difícil. Com o nome sem dívidas você pode aproveitar ofertas e fazer suas compras de Natal, ver quais são os produtos mais procurados nesta época.
Quanto tempo o nome fica claro sozinho?
Esta é uma das perguntas mais pesquisadas no Google. Simplificando, o nome é limpo após cinco anos da dívida, situação em que a dívida expira.
O grande problema é que as pessoas não entendem exatamente o que significa uma dívida vencida. Nesta situação ela não deixa de existir, o que acontece é que a dívida não pode mais ser cobrada judicialmente.
Mas tenha cuidado, a empresa pode cobrar por meio de conexões, por exemplo. Portanto, o consumidor ainda é responsável pela dívida que contraiu e deverá quitar a dívida.
Outro ponto importante de atenção é que o período de cinco anos será reiniciadose o consumidor renegociar a dívida. Portanto, se você renegociar a dívida, deverá honrar o pagamento, informa o SPC Brasil.
Por outro lado, dívidas com mais de cinco anos não influenciam na pontuação do cidadão.
Todas as dívidas expiram?
Dívidas que têm longo prazo para pagamento não se enquadram nesta regra de cinco anos e não expiram. Isso inclui dívidas tributárias, como tributos e multas de trânsito, por exemplo, algumas podem até ser imprescritíveis.
No caso de dívidas de cartão de crédito e bancárias, é importante ter atenção especial, pois podem influenciar o acesso aos serviços financeiros.
Por exemplo, contrair um empréstimo pode ser mais difícil quando, durante a análise financeira, o banco percebe que o cliente está inadimplente. Afinal, como dito anteriormente, a dívida não deixa de existir.
Isso pode acontecer porque o nome do consumidor ainda aparece no Cadastro (do Banco Central) e o Cadastro Positivo.
Renegociação de dívida com desconto
Embora a dívida prescrita não possa ser cobrada judicialmente, o devedor tem a obrigação de efetuar o pagamento. Porque ele assumiu o compromisso de pagamento.
Na verdade, não honrar essa responsabilidade pode gerar outro prejuízo significativo para ele, o perda de propriedade, entender.
Atualmente, os consumidores têm duas opções para renegociar dívidas com até 99% de desconto:
Você quer se livrar das dívidas em 2025? O décimo terceiro salário pode ser usado para pagar a dívida, o que limpará seu nome em poucos dias.
A especialista Lila Cunha, colaboradora de FDR, comenta dia 13, confira.
bancos conveniados inss
pan saque aniversário
cnpj ipsm
empréstimo pessoal taxas de juros
pagamento consignado
emprestimo bolsa familia voltou
quanto é o juros do consignado