Já estamos em semana da Black Friday 2024, temporada de descontos e golpes virtuais também. Portanto, os consumidores devem ter cuidado para não se tornarem vítimas. Confira algumas dicas importantes agora no FDR.
Chegou finalmente a tão esperada época de promoções, ao longo desta semana os consumidores poderão encontrar produtos com descontos atrativos. É também um dos momentos em que os golpes virtuais são aplicados com mais frequência. Proteja-se na Black Friday 2024 com as dicas de FDR.
Oficialmente Black só acontece na sexta-feira, 29 de novembro. Porém, ao longo desta semana e mesmo antes, as lojas já estão com promoções.
Dicas de segurança para compras virtuais durante a Black Friday 2024
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou um guia com orientações e direitos do consumidor durante a Black Friday 2024. Com eles é possível aproveitar ofertas sem ser vítima de golpes virtuais.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica o que fazer caso você seja vítima de um golpe virtual, confira.
Verifique a reputação da loja
Segundo a Senacon, lojas com pouca credibilidade aumentam o risco de fraudes. Nestes casos existem duas possibilidades:
- comprar itens de baixa qualidade
- não receber o item comprado
“A Lei nº 8.078/1990 garante proteção contra publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços”, explica a Senacon.
A principal dica é verificar as avaliações dos consumidores; Além disso, o consumidor pode verificar se o CNPJ da loja está ativo e os canais de comunicação com os consumidores.
Desconfie de descontos muito altos
É sempre bom lembrar que as promoções precisam ser vantajosas para consumidores e empresários. Por isso, é sempre bom verificar se o desconto oferecido é real.
Para isso, você pode utilizar alguns sites que comparam preços e são seguros, neste artigo listo alguns deles.
Preste atenção às condições de pagamento e custos de envio
Algumas empresas costumam oferecer descontos atraentes em produtos e aumentar os custos de envio, resultando em maiores gastos para o consumidor.
A Senacon orienta que o consumidor leia atentamente as condições de pagamento e envio, verificando se há cobranças adicionais.
Além disso, a recomendação é optar por métodos de pagamento mais seguros, como cartões de crédito ou intermediados por sistemas de segurança. Isso porque, em caso de problema, será mais fácil resolvê-lo do que pagando com PIX.
Veja como solicitar reembolso com PIX clicando aqui.
Direito ao arrependimento
Mesmo nas compras virtuais, o consumidor tem o direito de se arrepender e solicitar o cancelamento/devolução. Esse arrependimento pode acontecer devido a:
- Comprar um produto sem saber suas reais dimensões;
- Potência errada;
- Textura diferente do esperado, entre outras características.
Nas compras virtuais, As devoluções podem ser feitas no prazo de sete dias, se o produto não atender às expectativas do comprador.
Confira como funciona a troca, devolução e garantia de produtos adquiridos virtualmente.
Verifique a garantia do produto
O fabricante ou vendedor deve estabelecer uma prazo para se responsabilizar pelo produto. Portanto, caso ocorra algum defeito, o consumidor tem a quem recorrer e pode solicitar o reparo, a troca ou o reembolso.
A recomendação é que o consumidor guarde o recibo e verifique o prazo de garantia. Em caso de defeito, o fornecedor tem 30 dias para resolvê-lo.
Acesso Cartilha da Senacon e confira mais informações para se proteger nesta Black Friday.
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