Este mês, houve Bloqueios em massa do BPCque levou muitos beneficiários do Benefício de Pagamento Contínuo. Essa interrupção de pagamentos impacta diretamente idosos e pessoas com deficiência que dependem dessa assistência para suas necessidades básicas.
Você Bloqueios em massa do BPC afetaram principalmente aqueles que não atualizaram seus Cadastro Único (CadÚnico). Sem essa atualização, o benefício fica em risco, inviabilizando o pagamento até a regularização do cadastro.
Para não perder o benefício, é fundamental que os beneficiários se dirijam ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município. Este é o principal ponto de apoio para realizar a atualização e garantir a continuidade do pagamento.
Como evitar bloqueios em massa do BPC?
Para evite bloqueios em massa do BPCos beneficiários que não atualizam o CadÚnico há mais de quatro anos deverão procurar o CRAS para regularizar a situação. A ausência dessa atualização coloca em risco o pagamento e pode interromper o benefício.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, cerca de 1,25 milhão de beneficiários precisam passar por essa revisão cadastral. Isso inclui tanto quem não atualizou quanto quem ainda não se cadastrou no CadÚnico.
Além disso, dos beneficiários notificados, cerca de 517 mil ainda não responderam ao pedido de atualização. O cumprimento desse requisito é essencial para garantir a continuidade do recebimento do benefício assistencial.
Onde posso atualizar meu cadastro no BPC?
Para evitar o bloqueio em massa do BPC, os beneficiários deverão atualizar ou cadastrar seus dados no CadÚnico, procedimento realizado exclusivamente no CRAS do município onde reside. Esta atualização é fundamental para que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social acompanhe a situação de cada beneficiário e garanta a continuidade do pagamento do benefício.
Embora seja possível ir até uma agência do INSS, é fundamental lembrar que a atualização do CRAS é obrigatória para evitar suspensões. Para tanto, o beneficiário deverá apresentar documentos atualizados ao CRAS.
Nos municípios com até 50 mil habitantes, o prazo para atualização é de 45 dias. Nas cidades maiores, o prazo é de 90 dias. Caso o prazo não seja cumprido, o benefício poderá ser suspenso temporariamente até a regularização.
Como verificar pendências nos dados do BPC?
Confira a seguir as orientações em tópicos completos sobre como consultar pendências no CadÚnico para evitar o bloqueio em massa do BPC:
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Consulta pelo aplicativo Meu INSS: Baixe e abra o aplicativo Meu INSS, informe o número do seu CPF e verifique a situação cadastral. Essa é uma das maneiras mais rápidas de verificar se há pendências no cadastro.
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Central de Atendimento 135: Outra alternativa é ligar para a Central de Atendimento 135. Esse serviço oferece suporte telefônico para esclarecimentos sobre o bloqueio do BPC e orienta sobre as ações necessárias.
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Agências do INSS: Para quem prefere o atendimento presencial, as agências do INSS estão à disposição para consultas e orientações. É possível obter informações diretamente com um atendente, bem como orientações específicas sobre como solucionar eventuais problemas no cadastro.
Essas opções de consulta ajudam a garantir que o benefício não seja suspenso por falta de atualização no CadÚnico.
O que fazer se você for vítima do BPC?
O pente fino do INSS trouxe novas orientações para os beneficiários do BPC. Caso seja necessária a atualização do seu cadastro para manutenção do benefício, o sistema indicará que você entre em contato com o CRAS local, que é responsável pelo gerenciamento dessas atualizações e inclusão no CadÚnico.
Desde 1º de agosto, o INSS intensificou a comunicação com os beneficiários, enviando mensagens “push” por meio do aplicativo “Meu INSS” para quem ainda não está no CadÚnico. Além disso, as notificações são feitas por correio, SMS e até ligações para call center para garantir que todos estejam informados.
Como evitar fraudes durante os bloqueios em massa do BPC?
Para evitar fraudes durante o pente fino do INSS, os beneficiários do BPC devem ter cuidado: o INSS jamais solicitará dados pessoais ou biometria facial. As notificações direcionarão os beneficiários a se apresentarem nos Cras de sua cidade.
O pente fino do INSS determina que todos os documentos necessários sejam apresentados diretamente ao Cras, e não a terceiros. Isto é essencial para proteger os beneficiários contra fraudes e garantir a segurança da informação.
Na última segunda-feira, dados revelaram que foram realizadas 137.877 consultas, e 5.091 CPFs constavam na lista para registro no CadÚnico. Este esforço visa garantir que todos os beneficiários estejam devidamente cadastrados e atualizados no sistema.
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