Inspirado em países como Alemanha e Japão, projeto de lei apresentado no Senado Federal propõe alterar algumas regras para emissão de carteira de motorista (Carta Nacional de Condução). A ideia é acompanhar as mudanças e modernizações do setor automobilístico.
Todo brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos, pode emitir o primeira via da sua carteira de motorista no brasil. Para isso, é preciso passar por algumas fases que incluem preparação teórica e prática, com aulas de direção que ajudarão o novo condutor a conduzir o veículo.
Além disso, essas aulas servem para aprenda o básico da direçãotais como: ligar o carro, acelerar, frear, mudar de marcha, dar ré, subir em rampa ou estacionar. A partir daí, o aluno passa a ter mais prática com o volante, para finalmente poder dirigir sozinho.
Para as categorias A (moto) e B (automóvel), é necessário um mínimo de 20 horas de aula por categoria. Um projeto de lei apresentado no Senado Federal, de autoria da senadora Teresa Leitão (PT-PE), pretende criar um nova regra para aulas práticas.
A proposta é permitir veículos automáticos e elétricos estão incluídos neste processo de aprendizagem. Dessa forma, além de aprender a dirigir um veículo manualmente, o motorista também seria capaz de dirigir um carro com outros métodos de direção.
Projeto de lei altera aulas práticas de direção para emissão de carteira de habilitação
Para o aulas práticas para emissão da carteira de motorista são a parte que mais causa ansiedade nos alunos. É quando o motorista finalmente estará ao volante, dirigindo em locais mais calmos e depois seguindo para estradas mais movimentadas.
Durante esse processo, o medo de dirigir se perde e muitos começam a finalmente entender como funciona dirigir um carro. É neste sentido que o projeto de lei n.º 2 de Teresa Leitão. 3.688/2024 entraria, permitindo uma nova classe está incluída.
O texto propõe que:
- As escolas de condução oferecem aulas de condução em caixas automáticas e elétricas, dentro da carga horária de aulas práticas exigidas para emissão de carteira de habilitação;
- Introdução de curso obrigatório de educação para o trânsito, reforçando a importância da segurança e da conscientização na direção.
A justificativa do senador é que hoje a produção de veículos com câmbio automático representa mais do que 70% do volume nacional. Ou seja, muitos consumidores optaram pela direção automática em vez da manual.
Devido ao crescimento, ela vê potencial para incentivar os alunos da escola a aprender como funciona a direção em um veículo automático, onde não é necessário mudar de marcha.
De acordo com o Agência SenadoLeitão diz que estas opções de veículos não têm sido utilizadas porque “Atualmente não há possibilidade de utilizá-lo para fins de aprendizagem, pois até agora não havia regulamentação pelo mais alto órgão executivo de trânsito“.
Passos para emissão de carteira de motorista
Hoje, o processo de emissão da primeira via da carteira de habilitação é demorado. Existe a parte burocrática, em que é necessário apresentar documentos e realizar exames de aptidão física e mental. E depois, o processo de aprendizagem que incluiu aulas e testes.
Não é possível pular nenhuma fase, todos precisam passar por cada uma dessas etapas com conhecimento suficiente para passar para a próxima. O que incluí:
- Inscrição em Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado;
- Realização de exames, como avaliação psicológica, exame de aptidão física e mental e exame teórico;
- Aulas teóricas e práticas;
- Testes de qualificação junto ao Detran
As autoescolas cobram valor integral para a realização de todas essas fases, valores adicionais são cobrados quando o motorista precisa passar novamente no teste. A cada novo teste realizado é cobrado um valor adicional.
Além disso, é dado um prazo para que o cidadão apresente o documento e conclua esse processo, normalmente de 12 meses. Ou seja, se em um ano o motorista não conseguir emitir seu documento por ter falhado em uma dessas fases, ele volta ao período inicial.
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