O Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) anunciou que agora idosos e PCD poderá usar a nova funcionalidade do passe de estacionamento digital no aplicativo Cartão Digital de Trânsito (CDT). A credencial, antes emitida por estados e municípios e impressa para exibição no veículo, agora é totalmente digital e válida em todo o Brasil desde 25 de outubro.
Segundo Adrualdo Catão, secretário Nacional de Trânsito, a medida visa tornar o dia a dia mais prático para idosos e PCDeliminando a burocracia e agilizando os serviços. A equipe está empenhada em oferecer mais recursos para facilitar a vida do cidadão, afirma Catão, destacando o compromisso com a expansão dos serviços digitais.
Ao solicitar a emissão do credencial digital, idosos e PCD eles precisam vinculá-lo a um veículo, seja ele deles ou de terceiros. Caso o veículo pertença a terceiro, é obrigatória a autorização do proprietário para validar a associação. Além disso, este vínculo pode ser encerrado a qualquer momento, caso o cidadão ou terceiro opte pelo cancelamento da associação.
“A credencial pode ser vinculada a diferentes veículos de acordo com a necessidade do titular, tornando o processo dinâmico e facilitado. Mas há uma limitação: cada credencial só pode ser vinculada a um veículo por vez”, explica Diego Migliavacca, gerente de Soluções Digitais de Trânsito do Serpro. O Serpro é parceiro tecnológico do Senatran, responsável pelo desenvolvimento e evolução do CDT e demais sistemas da agência.
Quantos idosos e PCDs estão qualificados com a nova credencial de estacionamento?
Hoje, o banco de dados do Senatran registra mais de 65 milhões de motoristas habilitados no Brasil, dos quais 27% são idosos, com mais de 60 anos. Além dos idosos, a nova funcionalidade beneficiará diretamente cerca de 3,4 milhões de PCD cadastradas no Cadastro de Referência para Pessoas com Deficiência.
Como os idosos e PCDs podem obter uma autorização de estacionamento?
-
Abra o aplicativo Cartão de Trânsito Digital (CDT).
-
Navegue até a seção “Driver”.
-
Escolha a opção “Credencial de estacionamento”.
-
Selecione “Credencial de Idoso” ou “Credencial PCD”, dependendo da sua situação.
-
Toque em “Emitir credencial”.
-
Aceite os termos de uso apresentados.
-
A credencial aparecerá na tela do aplicativo.
-
Para idosos, a validação será feita via Renach.
-
Para os PCDs, a validação ocorrerá por meio da integração com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e o INSS.
-
Selecione a opção “Vincular credencial ao veículo”.
-
Escolha vincular ao seu próprio veículo ou a um veículo de terceiros.
-
Se o veículo for seu, escolha-o e confirme.
-
Caso pertença a terceiro, informe a placa do veículo, o CPF do proprietário e um sobrenome para identificação.
-
Toque em “Solicitar vinculação” e confirme a solicitação.
-
O proprietário do veículo deve aceitar o pedido.
-
Para isso, devem acessar o aplicativo do CDT, ir em “Veículos” e clicar em “Credencial de Estacionamento Digital”.
-
A solicitação aparecerá como “Aceitação Pendente” e o proprietário deverá aceitá-la.
-
O Portal de Atendimento do Senatran oferece um tutorial completo sobre o passe de estacionamento.
-
Acesse o portal para conferir todos os detalhes e orientações necessárias.
Impactos das credenciais de estacionamento para idosos e PCDs
A introdução da credencial digital representa uma mudança significativa na cultura de trânsito no Brasil. A falta deste documento no painel do carro não significa necessariamente que a situação seja irregular para idosos e PCD. Mas como podemos evitar a utilização indevida de espaços reservados e garantir que os infratores sejam responsabilizados?
A resposta está na tecnologia. Isidro dos Santos Monteiro, gerente de Soluções Digitais de Trânsito do Serpro, destaca que tanto agentes de trânsito quanto policiais têm acesso a um aplicativo de fiscalização.
Com ele é possível verificar, por meio da placa ou QR Code, se existe credencial associada ao veículo estacionado. Além disso, qualquer cidadão pode utilizar a seção “Educação” do aplicativo CDT para verificar se um carro está ou não estacionado corretamente em vagas especiais.
“Aconselhamos que consulte o CDT antes de fazer qualquer tipo de reclamação, evitando assim constrangimentos desnecessários. A ausência do documento no painel não indica necessariamente que o motorista esteja comentando uma infração. O uso de credenciais digitais será cada vez mais frequente e dentro de muito pouco tempo se tornará regra no país”, acrescenta Isidro.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj