Inspirado nas estratégias adotadas nos países europeus, o governo brasileiro pode propor redução de jornada de trabalho. Existem projetos de lei que oferecem essa alternativa de redução da jornada de trabalho, mantendo o salário do empregado.
Países como França, Alemanha e Espanha já estão a discutir ou a aplicar modelos de trabalho com uma viagem mais curta. Outra inspiração internacional é a Islândia, onde a redução da carga laboral já é uma realidade.
Os Irlandeses têm uma carga de trabalho de quatro dias úteis por semana, ou seja, trabalhar quatro dias e tirar três dias de folga. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Autonomia e pela Associação para Sustentabilidade e Democracia (Alda), os resultados foram positivos.
Testes realizados na Islândia, entre 2015 e 2019, mostraram que a redução dos dias de trabalho não afetam a produtividade. Pelo contrário, a produtividade permaneceu constante ou aumentou, enquanto o bem-estar dos trabalhadores aumentou.
Projetos que propõem redução da jornada CLT no Brasil
Há pelo menos três propostas no Senado Federal que discutem a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho CLT. Isso mostra que mesmo a medida ainda sendo uma realidade distante, já existem discussões sobre o tema.
Projeto de Lei (PL) nº 1.105/2023.
Proposta pelo senador Weverton (PDT-MA), a sugestão é:
- redução das horas trabalhadas diárias ou semanais, através de acordo coletivo ou convençãosem perda de remuneração;
- O projeto não exige que os empregadores reduza a jornada de trabalho dos seus colaboradores, mas abra espaço para que essa conversa aconteça e para que a mudança aconteça de forma legal.
“O principal ganho é o aumento da produtividade, aliado a uma vida física e mentalmente mais saudável. Isso não é pouca coisa em um mundo com tantas doenças mentais, em que vemos um aumento nos casos de depressão, ansiedade e doenças físicas causadas pelo estresse“, defendeu o senador.
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº148/2015
A PEC foi apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) em 2015, mas arquivado em 2022. No ano passado o senador pediu que fosse desarquivado e agora a proposta voltou à tramitação.
A redução proposta pelo texto é para que:
- A duração do trabalho não ultrapassa oito horas diárias;
- Redução gradativa da jornada semanal de trabalho, de 40 para 36 horas.
Projeto de Resolução do Senado (PRS) 15/2024
Este projeto cria o Diploma Empresa Ideal, destinado a empregadores que adotam melhores práticas de trabalho, como redução da jornada de trabalho sem perda de salário.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj