Em breve será cobrou o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em todas as cidades brasileiras. Os idosos, porém, podem ter esse imposto cancelado e permanecer isentos da taxa anual. Este é um benefício concedido pela prefeitura municipal a alguns.
O IPTU é um imposto anual cobrado pelo município. Proprietários de imóveis que são localizado na região urbana da cidade e, portanto, beneficiam-se de: iluminação, saneamento básico, segurança, parques e praças.
Todo o valor arrecadado vai para os cofres públicos, devendo ser devolvido aos melhoria do próprio município. A prefeitura dá a opção de parcelar o imposto, mas as regras quanto ao número de parcelas dependem de cada cidade.
Idosos, entidades filantrópicas, imóveis de uso da prefeitura ou associações sem fins lucrativos recebem o prêmio isenção deste imposto.
Valor do IPTU 2025
Cada município possui legislação própria que resulta em valor do IPTU 2025. Há um cálculo baseado em dois pontos que são definidos pela prefeitura municipal:
- Valor de mercado do imóvel x alíquota municipal = IPTU.
Para calcular o valor de mercado, a prefeitura usa a planta do imóvel e documentos como referência que você tem em seus arquivos. Quando um imóvel é registrado, é necessário levar a planta à prefeitura para que fique nos documentos.
Esta informação é atualizada sempre que há novas construções ou reformas no local. Com base nisso, a prefeitura municipal define o valor por m² e aplica no tamanho da residência.
É normal isso valor é maior em bairros mais bem localizados, onde há melhor infraestrutura. Portanto, quanto maior e melhor localizada for a casa, mais caro ficará o IPTU.
Enquanto isso, a alíquota que também é definida pela prefeitura pode ter peso diferente dependendo se se trata de um imóvel comercial, residencial ou residencial.
Quais idosos têm direito à isenção do IPTU?
Para evitar esta cobrança anual, alguns idosos estão isentos de IPTUe estamos honrados com o fim deste projeto de lei.
As regras que definem quais idosos estão isentos da cobrança Eles são diferentes em cada município, por isso é muito importante verificar como funciona esse benefício na sua cidade.
Mesmo sendo diferentes, existe um modelo muito semelhante que normalmente é seguido pelos governos municipais, isentando:
- Idosos com mais de 60 anos;
- Quem tem renda familiar de até 2 salários mínimos mensais;
- Aqueles que possuem apenas um imóvel em seu nome;
- Aqueles que utilizam o imóvel para uso residencial e não comercial.
Regras para a propriedade
- O imóvel deverá estar em nome do idoso;
- O imóvel não pode ser utilizado para outros fins que não residenciais;
- O idoso deverá morar no imóvel;
- A prefeitura pode inserir um limite de valor de mercado para aceitar a isenção do imóvel, por exemplo, até R$ 180 mil.
Como solicitar isenção de IPTU para idosos
O Isenção de IPTU para idosos não é concedido automaticamente. Ao cumprir as normas exigidas pela prefeitura, o cidadão deverá fazer um pedido de isenção que será encaminhado para análise.
Após a entrega de todos os documentos, e verificando se o proprietário realmente tem direito ao benefício, a isenção é finalmente liberada e o imposto deixa de ser cobrado.
- Acesse o site da prefeitura;
- Procure por “IPTU” e depois por “Isenção”;
- Agora, escolha “Solicitar isenção”;
- Verifique se a solicitação é feita online ou pessoalmente na prefeitura.
Atenção! Existe um prazo para fazer esse pedido e obter isenção do IPTU 2025é importante verificar esse cronograma o mais rápido possível.
Documentos necessários para solicitar isenção de IPTU
- Último comprovante de renda mensal e do cônjuge ou companheiro, se for o caso;
- Caso o cônjuge ou companheiro, se houver, não receba benefícios previdenciários, deverá apresentar Declaração de Benefícios emitida pelo INSS;
- Última declaração de Imposto de Renda, acompanhada do protocolo de entrega (bem como do cônjuge, se houver);
- Título de propriedade;
- Conta de luz emitida há menos de dois meses;
- CPF, RG ou CNH (também do cônjuge ou companheiro, se houver);
- Certidão de casamento ou respetiva partilha formal ou correspondente escritura pública;
- Certidão de óbito (se o pedido for feito pelo pensionista, com a respetiva partilha formal ou correspondente escritura pública);
- caderneta de IPTU do último exercício financeiro;
- Outros documentos que poderão ser solicitados durante a análise do processo para obtenção da isenção.
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