Nesta quarta-feira (30) acontece a solenidade de apresentação do Plano de Melhoria do Transporte Aéreo Animal (PATA). O anúncio é do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Segundo o ministro Silvio Costa Filho, o PATA que deveria ser seguido pelas companhias aéreas Foi construído em colaboração com especialistas, entidades de proteção animal, companhias aéreas e sociedade civil.
O que deve mudar no transporte aéreo de animais?
Com a medida, a ideia é que o Plano de Melhoria do Transporte Aéreo Animal (PATA) possa trazer mais segurança para os animais que precisam usar transporte aéreo. E mais do que isso, traga tranquilidade para os tutores durante este percurso.
Portanto, de acordo com o acesso do g1, A proposta trazida pelo Ministério dos Portos e Aeroportos inclui pontos como:
- Rastreabilidade dos animais durante o transporte, com sistema que permite monitoramento em tempo real;
- Apoio veterinário em aeroportos, para atendimento emergencial aos animais transportados;
- Canal de comunicação direto com os responsáveis, para discutir regras de transporte e fornecer atualizações sobre o status do voo;
- Padronização das práticas de transporte, com foco no bem-estar e segurança dos animais de estimação durante todo o trajeto;
- Implementação de serviços de segurança específicos, que visam prevenir incidentes e proporcionar maior tranquilidade aos tutores.
Na maioria dos pontos listados, as mudanças impactarão a forma como as empresas de transporte aéreo tratam as viagens de animais. Ou seja, precisarão tomar algumas medidas para que possam cumprir os critérios que foram estabelecidos.
Como existe a obrigatoriedade de contratação de veterinário por empresa, método de rastreamento de animais e outros, pode ser que o hospedar animais de estimação fica mais caro que o atual. Já que é comum a empresa repassar ao cliente todos os custos extras incorridos durante a viagem.
Quais são as regras para o transporte de animais em avião?
Atualmente, cada companhia aérea tem o suas próprias regras no transporte aéreo de animais. Alguns fazem exigências mais específicas do que outros, para atender públicos diferentes.
Por exemplo, o limite de peso permitido, as dimensões da caixa e para onde o animal é transportado. Cada um destes especificações podem mudar dependendo da empresa. Por isso, antes mesmo de comprar o assento do seu pet no avião, é importante ficar atento.
Em geral, hoje os requisitos para conseguir que um animal de estimação viaje de avião incluem:
- O animal deverá viajar em caixa ou bolsa de transporte;
- A caixa deve caber sob o banco do passageiro dianteiro;
- O animal deve ser capaz de se movimentar e girar naturalmente dentro da caixa;
- O animal deverá estar com as vacinas em dia e possuir atestado sanitário específico para a viagem;
- O transporte de animais de estimação ou de apoio emocional poderá ser cobrado pela companhia aérea.
Por que os animais precisam de mais cuidados quando viajam de avião?
Recentemente, histórias de animais que acabaram morrendo durante a viagem de avião. Um dos mais recentes foi Joca, cão golden retriever, que morreu em abril de 2024, em um voo da Gol, após erro de transporte.
O animal deveria ter sido levado de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), mas foi encaminhado para Fortaleza (CE). Após erro de rota, Joca foi mandado de volta para Guarulhos, mas chegou morto no aeroporto. A Justiça de São Paulo encerrou a investigação do caso.
A situação comoveu o país inteiro, e chegou a ser comentada pelo presidente Lula (PT). Segundo Rodolfo Filho, veterinário e especialista em transporte aéreo de animais, o que provoca a morte do animal Não é a viagem de avião, mas o tratamento que o animal recebe enquanto viaja.
Isto inclui ventilação, oferta de água, possibilidade de sair da caixa de transporte durante a escala no caso de voos mais longos, etc.
No caso do Joca, por exemplo, ele não foi retirado da caixa durante o período da viageme há vídeo de funcionários do aeroporto oferecendo animais ao animal ainda preso.
“Tudo que acrescente à segurança, bem-estar e saúde do animal é bem-vindo”Rodolfo contou a FDR sobre as medidas da PATA.
bancos conveniados inss
pan saque aniversário
cnpj ipsm
empréstimo pessoal taxas de juros
pagamento consignado
emprestimo bolsa familia voltou
quanto é o juros do consignado