Mudanças recentes estão acelerando a aprovação do auxílio-doença em todas as cidades brasileiras. Agora, o segurado não precisa mais se deslocar até uma agência da Previdência para fazer o pedido, nem se submeter a exame médico.
Você Solicitações de auxílio-doença ficaram mais fáceis a ser solicitado e aprovado após as últimas alterações feitas pelo INSS. Um dos motivos dessa aprovação mais rápida, que pode até ser automática, é que nesse novo sistema o segurado fica dispensado de exame médico presencial.
Quem pode requerer o subsídio de doença?
Antes de requerer, o cidadão deve verificar se tem direito ao auxílio, pago quando o segurado fica impossibilitado de trabalhar durante pelo menos 15 dias consecutivos.
Para recebê-lo é necessário ter realizado no mínimo 12 contribuições ao INSS e comprovar essa incapacidade por meio de documentação médica ou perícia realizada pelo INSS.
Pedidos de auxílio-doença nos Correios
A novidade anunciada pelo governo é a possibilidade de solicitar auxílio-doença diretamente nos correios espalhados por todo o país. No total, 2.600 agências em todo o país estão preparadas para receber solicitações.
Embora a solicitação seja feita nos Correios, ainda é necessário cumprir as exigências definidas pelo INSS. Para solicitar, de acordo com as orientações do Correspondência, Basta o segurado ir até uma das agências e solicitar o registro de benefício por invalidez temporária – Atestmed.
A especialista Lila Cunha, colunista do FDR, traz mais informações sobre a Atestmed, confira.
O funcionário irá digitalizar a documentação e inserir os dados no sistema do INSS. Após todo o procedimento será gerado um número de protocolo, através do qual é possível rastrear o pedido.
Os segurados também poderão comece a se cadastrar para o auxílio-doença pela Central 135. Depois disso, o segurado terá cinco dias para entregar a documentação pessoalmente nos Correios.
Lembrando que os Correios são responsáveis apenas pela abertura do aplicativo, envio da documentação e dados. O pedido será analisado pelo próprio INSS, que poderá aprová-lo ou não.
“São mais de 20 milhões de brasileiros atendidos por telefone (135), 75 milhões pela plataforma Meu INSS, e agora com os Correios chegaremos a mais de 100 milhões de atendimentos por mês. É isso que queremos fazer: dar cobertura e atender o que a população precisa”afirma o Ministro da Segurança Social, Carlos Lupi.
Documentos para solicitar auxílio-doença
Os segurados deverão apresentar documentação médica ou odontológica que contém:
- Nome completo do segurado;
- Data de emissão do(s) documento(s) médico(s) ou dentário(s), que não pode ser superior a 90 dias a contar da data de entrada do pedido;
- Diagnóstico completo ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
- Assinatura do profissional emissor, que poderá ser eletrônica e passível de validação, respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente;
- Identificação do profissional emissor, com nome e registro no Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde), ou carimbo, legível;
- Data de início do descanso ou afastamento das atividades habituais;
- Prazo estimado necessário, preferencialmente em dias.
Atenção, nos Correios Só é possível solicitar o Benefício por Incapacidade Temporária para até 180 dias de afastamento.
Segundo a especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, o pedido do auxílio-doença pode levar apenas 5 minutos, veja como solicitá-lo rapidamente.
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