Ó BPC (Benefício de Continuação) é pago a pouco mais de 6 milhões de pessoas. Seu valor mensal de R$ 1.412 ajuda famílias de baixa renda a sobreviver de forma mais digna. No entanto, devido a alguns erros estes grupos podem torne seu BPC inativo.
O pagamento do BPC é feito por INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade. Para recebê-lo você precisa comprovar status de baixa renda.
Assistência social é liberada em valor de R$ 1.412 mensalmente, e ajuda essas pessoas a sobreviver de forma mais digna. Embora a solicitação do benefício seja feita ao INSS, o primeiro passo para obtê-lo é cadastrar-se no Cadastro Único.
Caso sejam encontrados erros no cadastro e nos dados do cidadão, o governo federal suspende o pagamento e torna o BPC inativo. Neste caso, ainda é possível tentar a reativação no prazo máximo de 60 dias.
Como verificar se o BPC está inativo?
O beneficiário que desejar pode verifique se o BPC está inativo. Ele é avisado pelo INSS sobre a suspensão do pagamento via SMS, pelo App Meu INSS ou pelo extrato de pagamento.
Mas preste atenção! Ó INSS não cobra nenhuma taxa para liberar seu benefícioou acelerar o lançamento, portanto qualquer mensagem com essa intenção é uma farsa.
Os cidadãos podem utilizar três canais para consultar a situação do BPC e verificar a motivo pelo qual seu benefício foi desativado.
- Aplicativo Meu CadÚnico – clicando na opção “Meus Benefícios”;
- Aplicativo Meu INSS – clicando na opção “Meu benefício”;
- Ligar para o INSS – número 135.
O que pode suspender o pagamento do BPC?
Existem algumas situações que são descobertas no Fiscalização do INSS ou na fiscalização do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), poderá resultar em suspensão do pagamento do BPC.
O benefício permanece inativo até que o cidadão comprove que tem direito a recebê-lo. Se você puder provar que realmente tem direito à assistência social, o governo federal estará obrigado a devolver o pagamento de R$ 1.412 isso não foi feito.
Segundo o poder público, as situações que tornam o BPC inativo eles são:
- A renda mensal da família está acima do limite de 1/4 do salário mínimo por pessoa;
- Beneficiário não está mais inscrito no Cadastro Único; ou
- Os dados do Cadastro Único estão desatualizados (atualização obrigatória a cada dois anos);
- Irregularidade descoberta na solicitação do BPC;
- Foi descoberto que o beneficiário do BPC iniciou trabalho com carteira assinada;
- Não é possível comprovar através de exame médico que você tem uma condição que o incapacita de trabalhar.
Como solicitar a reativação do BPC pelo Meu INSS
A solicitação de reativação do BPC deverá ser feita em até 60 dias após a suspensão, caso contrário o pagamento corre o risco de ser extinto. E se parar, Não será permitida a reativação do benefício e o cidadão terá que fazer um novo requerimento.
Para evitar dores de cabeça, a recomendação é seguir o prazo. Desde 2019, este pedido pode ser feito online, em Meu aplicativo INSSsem a necessidade de ir até a agência.
As fases de reativação funcionam assim:
1ª fase: atualização do Cadastro Único
- O titular do BPC ou seu representante legal deverá comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social);
- No local, atualizar as informações do Cadastro Único;
- Apresentar comprovante de renda, endereço e laudos médicos.
2ª fase: solicitação de reativação no App Meu INSS
- Acesse Meu INSS e faça login;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício desejado: “reativar benefício”;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício desejado;
- Leia o texto que aparece na tela e prossiga seguindo as instruções.
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