A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou uma ampliação do licença de paternidade. Esta licença é um direito de todo trabalhador, mas atualmente a duração é muito curta. Com esta ampliação, os pais terão a oportunidade de estar mais presentes nos primeiros dias de vida dos filhos.
Essa licença deveria ter sido regulamentada há algum tempo, mas como isso não aconteceu acabou durando 5 dias. É concedido em situações de nascimento ou adoção. Para as mulheres, a licença maternidade também pode ser solicitada em decorrência de aborto espontâneo, caso em que a duração é menor. Com a mudança na licença-paternidade, os pais terão maior participação nos primeiros dias do filho em casa.
Expansão da licença paternidade
- A licença é um direito de todo trabalhador, independentemente da sua área de atuação.
- De acordo com a Constituição Federal, deveria ter sido regulamentado por lei posterior que definisse sua duração. Mas isso acabou não acontecendo, então o prazo de apenas 5 dias vai até hoje.
- Com a aprovação do extensão gradual até 75 dias os profissionais terão a oportunidade de estar mais presentes nestes primeiros dias de vida dos filhos.
- Este é um pedido antigo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) já havia feito um pedido ao STF em 2020 solicitando a fixação de um prazo para a regulamentação desta licença.
- Na verdade, em abril deste ano o STF reconheceu que houve omissão quanto à edição da leiestabelecendo assim um prazo de 18 meses para a regulamentação da lei.
- Caso essa licença não seja regulamentada, o Supremo Tribunal Federal poderá deliberar sobre o assunto.
- Após aprovação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o texto agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
Regras de licença paternidade
- De acordo com o texto aprovado pelo CDH a licença pode ser dividida em dois períodosa pedido do funcionário.
- O primeiro será metade do tempo total da licença. Por exemplo, se durar 30 dias no total, a primeira menstruação durará 15 dias e ocorrerá imediatamente após o nascimento ou adoção.
- A segunda deverá ser concluída em até 180 dias após o nascimento ou adoção.
- Essa parcela deverá ajudar as mulheres no retorno ao trabalho.
- No caso de parto prematuro, A licença maternidade e a licença paternidade terão início imediatamente após o nascimento e poderão ser prorrogadas pelo período de internação da criança.
- Uma regra importante é que demissão sem justa causa do trabalhador, o que não pode ocorrer após a notificação da data provável da remoção.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o governo veio a público negar alguns informação falsa circulando sobre licença maternidade
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj