O auxílio-doença é um benefício previdenciário pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aos trabalhadores que estão temporariamente impossibilitados de trabalhar por motivo de doença ou acidente. Assim, a possibilidade de solicitação de prorrogação automática do auxílio-doença do INSS, sem necessidade de realização de exame médico presencial, será encerrada em 30 de junho.
A medida de prorrogação começou automaticamente com o objetivo de simplificar a renovação do benefício para quem não conseguiu retornar ao trabalho e A validade era de seis meses, com término previsto para abril, mas foi prorrogada e segue até 30 de junho.. Confira como solicitar mais tempo de benefício ao longo do artigo.
A especialista Lila Cunha, colaboradora de FDR, comenta mais sobre auxílio-doença, confira.
O que é benefício doença?
O auxílio-doença é concedido temporariamente ao trabalhador que comprove estar impossibilitado de trabalhar por problema de saúde após avaliação médica.
Os primeiros 15 dias de ausência ao trabalho são de responsabilidade da empresa onde a pessoa trabalha e do A partir do 16º dia o benefício do INSS começa a ser contabilizado.
Para protocolar a solicitação, o trabalhador deve acessar o aplicativo ‘Meu INSS’, clicar em “Solicitar Benefício por Incapacidade” e seguir os passos indicados. Atualmente você deve ter o número do seu CPF.
Como solicito mais tempo de benefício?
Se o beneficiário precisar de mais tempo para se recuperar do acidente ou doença, a prorrogação do auxílio-doença deverá ser solicitada nos últimos 15 dias do benefício por meio do aplicativo ‘Meu INSS’ ou telefone para o número 135.
Se, após os 15 dias de prorrogação, o beneficiário não estiver de acordo com o prazo final do benefício, é possível interpor recurso através da Câmara de Recursos.
Como posso solicitar o subsídio de doença online?
Para obter o auxílio-doença online, é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS e fazer o login. Depois, basta clicar em ‘solicitar benefício por invalidez’ e ir até a página que diz ‘nova solicitação’.
Seguindo o passo a passo, você chegará à parte onde será solicitado o envio de documentos, como atestados e laudos médicos, para comprovar sua incapacidade para o trabalho.
O atestado deve conter nome completo do paciente, data de emissão, diagnóstico completo ou código do CID, assinatura do profissional de saúde, data de início do repouso ou licença e tempo necessário para recuperação.
Junte-se à comunidade FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj