Aposentados e aposentados devem estar cientes, porque o Inss prova de vida à prova de vida Está sendo aplicado pelo país. Os golpistas aproveitam uma medida que é realmente feita pela agência para passar pelos servidores e, assim, causar danos ao segurado. Descubra como esse golpe acontece e se protege.

(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Mais uma vez o Scam à prova de vida Assombrar novamente o segurado dos INSs. Os golpistas aproveitam o medo dos segurados para perder os benefícios e, assim, fazer suas vítimas. O dano pode ser enorme e apenas percebido depois de algum tempo.
A fragilidade combinada com o medo de perder a aposentadoria levou muitos aposentados a cair em golpes. Como a prova de vida é um procedimento de rotina, os segurados não percebem o que estão sendo vítimas de um golpe.
No vídeo abaixo, o colaborador FDR Ariel França apresenta mais informações sobre finanças.
Inss prova de vida à prova de vida
Para a aplicação deste golpe, os criminosos emblemas falsos fabricados e são passados por servidores INSS. O objetivo é ter acesso fácil aos aposentados e torná -los vítimas.
Além da abordagem pessoalmente, os golpistas também enviam mensagens de texto informadas de que o benefício será bloqueado se a prova da vida não for concluída. E para o procedimento o segurado teria que chamar um determinado número.
Um dos modelos de mensagens enviados às vítimas foi identificado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social:
“Seu teste de vida está pendente, evite bloquear seu benefício. Contato: 4xxx2266 ”.
Na abordagem de face -a -face, o suposto servidor exige uma foto do segurado e seu documento de identificação. Por telefone, informações pessoais são solicitadas.
INSS não está realizando prova de vida
O aviso do instituto é o fato de que Não há prova de vida em andamento no momento. Até o procedimento mudou e desde 2023 é feito pelo próprio Instituto Nacional de Seguro Social.
No entanto, o INSS não visita os segurados para esta prova. Os servidores vão para a residência do segurado apenas em caso de prova de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo, o que acaba sendo raro.
Quando a visita acontece Os servidores não pedem documentos ou fotografias, Basta verificar as informações do segurado. O mesmo acontece por telefone, os atendentes fazem confirmação, não solicitam dados.
A principal orientação é que a população fica de olho nos canais oficiais do INSS, as informações são divulgadas lá.
“Nossas medidas, como revisão, prova de vida ou qualquer alteração que afetem a vida dos segurados e beneficiários, são divulgados no site oficial e nas redes sociais oficiais do INSS. Nosso compromisso é com a transparência de nossas ações ”, Explica o presidente do INSS Alessandro Stefanutto.
Como se proteger do golpe da prova da vida?
- A primeira medida é Nunca faça uma foto sua ou seu documento pessoal, Afinal, isso não é uma prática comum no INSS.
- Além disso, se você receber uma visita de um suposto servidor INSS, verifique seu crachá pelo Central 135.
- Use apenas canais oficiais de comunicação, site, aplicativo e centro de serviço.
- Desconfie de qualquer conexão ou mensagem enviada/feita por um número não oficial.
- Foi um golpe para um golpe? Em seguida, registre imediatamente um relatório de ocorrência (BO) e notifique o INSS.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora da FDR, comenta as mudanças no teste da vida.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj