O aumento em casos de transtornos mentais na população brasileira tem gerado algumas preocupações, especialmente para os trabalhadores. Isto porque, atualmente, É comum o cidadão perguntar se o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece algum tipo de proteção nesses casos. A agência federal comentou recentemente a situação.
De acordo com o comunicado do INSS, algumas formas de apoio são oferecidas aos segurados. Assim, caso seja diagnosticado alguma doença ou transtorno mental, o cidadão poderá se ausentar do trabalho sem sofrer consequências financeiras. Para isso, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, ele deverá comprovar que o tempo de ausência será aproveitado para recuperação ou realização do tratamento necessário.
Dependendo do período de ausência, o cidadão poderá receber pagamentos diretamente pelo INSS. Isso porque o órgão federal oferece o benefício de incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, para trabalhadores que precisam se afastar de suas atividades por mais de 15 dias. Porém, vale lembrar que o benefício só está disponível para quem já fez pelo menos 12 meses de contribuições.
Além disso, se o afastamento for devido ao próprio trabalho, como nos casos de Síndrome de Burnout, o trabalhador ainda poderá solicitar o benefício por invalidez temporária acidental. Nesse caso, não há necessidade de cumprir exigência mínima para contribuições ao INSS.
Segundo a psicóloga, terapeuta cognitivo-comportamental e neuropsicóloga, Jéssica Targino Albuquerque de Melo, os benefícios “desempenham um papel essencial no apoio aos pacientes afastados”.
“O ambiente de trabalho, dependendo das circunstâncias, pode ser um fator de estresse, agravando os sintomas do transtorno. Essa pausa permite que o paciente reduza o nível de estresse, reorganize sua rotina e adira de forma mais eficaz ao tratamento. É também uma oportunidade para desenvolver habilidades de enfrentamento e estratégias cognitivas que facilitarão a reintegração no trabalho no momento apropriado.” diz a psicóloga em entrevista ao INSS.
- Atualmente, a solicitação do benefício pode ser feita online, garantindo maior comodidade aos trabalhadores;
- Para fazer isso, Você precisa acessar meu aplicativo ou site do INSS;
- Para entrar na plataforma é necessário ter conta Gov BR e senha cadastrada;
- Caso não possua cadastro, o trabalhador poderá se cadastrar no momento do primeiro acesso;
- Depois ele deve procurar a opção de benefício por invalidez temporária;
- Neste momento, ele deverá anexar documentos que comprovem sua condição e a necessidade de afastamento do trabalho;
- Depois, será necessário aguardar análise do INSS;
- Para ter o benefício disponível também é possível solicitar a liberação por telefone;
- Para isso, ele deverá ligar para a central 135 e agendar a entrega dos documentos necessários.
Neste vídeo, o colaborador de FDR, Ariel França, dá mais informações sobre os valores pagos pelo INSS. Confira:
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