O renovação da Carta Nacional de Condução É um procedimento obrigatório para todos os motoristas. Fique com Carteira de habilitação irregular é infração gravíssima o que pode gerar multas e pontos na sua habilitação. Veja como evitar essa situação e regularizar seu documento pagando menos.
A Carteira Nacional de Habilitação é um documento obrigatório emitido pelos Departamentos de Trânsito de cada estado. Contudo, não basta obter esta licença, é também necessário renová-la, evitando que o carteira de motorista fica irregular.
Após o prazo de validade o condutor tem 30 dias para renovar, após esse prazo poderá ser penalizado caso continue com o documento vencido. A multa para esse tipo de infração é R$ 293,47 e o motorista ainda recebe 7 pontos na carteira.
Como renovar a carteira de habilitação irregular em 2025?
Todo o processo de renovação deve ser feito em Detran (Departamento de Trânsito) do seu estado. Ocasionalmente, o motorista precisará passar pelo exame médico e pagar a taxa de renovação, que pode variar entre os estados.
A renovação não inclui aulas e provas práticas, aquelas realizadas na autoescola, e o motorista precisará apresentar os seguintes documentos:
- Carteira de motorista original
- Documento de identidade com foto (RG, nova Carteira Nacional de Identidade ou passaporte)
- Comprovante de residência atualizado
- Comprovante de pagamento da taxa de renovação
Vale lembrar que motoristas flagrados dirigindo carro ou moto com a CNH vencida poderão ter o veículo apreendido.
Como renovar a carteira de habilitação sem pagar nada?
Como o processo de renovação é de responsabilidade de cada estado, a taxa cobrada acaba variando, mas pode chegar em R$ 380,52. É justamente por pagar a taxa que muitos motoristas deixam de renovar o documento.
Com os programas CNH Social É possível realizar essa renovação sem pagar nada, bastando atender aos critérios exigidos pelo Detran do seu estado. Confira abaixo os estados que possuem programas ativos em 2025:
- Acre;
- Alagoas;
- Amapá;
- Amazônia;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará, Paraíba;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia;
- Roraima;
- Sergipe.
Na seção CNH Social do FDR você encontra informações sobre programas ativos, requisitos, prazo de inscrição e muito mais.
Novo prazo para emissão de carteira de habilitação
Uma decisão recente do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) determinou uma prorrogação do prazo para conclusão da parte prática. A medida é válida para quem iniciou o processo de emissão da primeira carteira de habilitação entre 2019 e 2023.
A declaração foi feita aos Detrans pela própria Secretaria, conforme informou FDR há poucos dias. Esses motoristas agora têm até 90 dias para cumprir as 20 horas de aulas práticas.
Assim, o prazo vai até 31 de março de 2025; Essa expansão foi motivada por decisões judiciais concedidas pelos tribunais a alguns brasileiros. Como alguns cidadãos conseguiram a prorrogação, o Senatran decidiu estender a medida aos demais.
Qualquer pessoa que tenha feito o pedido entre esse período precisará passar por exames médicos e psicológicos adicionais. Isso acontece porque os exames são válidos apenas por um ano.
Se você é um dos beneficiados com esta nova funcionalidade, procure o Centro de Formação de Condutores onde iniciou o processo e solicite a continuidade.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj