O ano começou com mudanças no BPC sendo aplicado em todo o país. O valor foi reajustado e mais pessoas serão atendidas. Por outro lado, o pente fino continua acontecendo e pode acabar anulando benefícios.
O Ministério do Desenvolvimento Social e o Instituto Nacional de Segurança Social implementaram alterações no BPC. As principais mudanças começaram há alguns meses com um pente fino. No primeiro dia deste ano, uma mudança foi feita.
Expansão do BPC
De acordo com o portal Agência BrasilO BPC agora também atende pessoas com deficiências mais leves. Assim, o benefício será pago às PCDs de todos os níveis. Isso significa que O BPC atende a todos os tipos de deficiência.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora de FDR, comenta as mudanças no BPC.
Valor do BPC em 2025
Os titulares do BPC recebem sempre o equivalente a um salário mínimo, portanto, caso o salário mínimo nacional aumente, o BPC também é reajustado. Com o novo salário mínimo a partir de janeiro titulares poderão sacar R$ 1.518.
Quem tem direito ao BPC?
O Benefício de Prestação Continuada continua a ser pago aos idosos com mais de 65 anos que não tenham condições de subsistência ou de ver as suas despesas suportadas pela família; e pessoas com deficiência, independentemente da idade.
Além de estar em um desses grupos, também é necessário ter renda familiar per capita entre 25% e 50% do salário mínimo, ou seja, com a última atualização, até R$ 759.
Este cálculo não levará em consideração o valor recebido do BPC por outro familiar.
Pente fino BPC
Em 2025 o Instituto Nacional de Segurança Social deve continuar a realizar revisão de benefícios, que inclui o BPC.
O foco do INSS são os beneficiários com dados desatualizados há mais de 48 meses, ou seja, 4 anos. Quem recebe o benefício mesmo sem estar cadastrado no CadÚnico também deve passar por um pente fino.
Isso acontece porque o cadastro e a atualização dos dados são requisitos básicos para receber o benefício.
De acordo com a atualização divulgada pelo INSS em outubro do ano passado, 505.018 pessoas foram convocadas para faça o euinscrição no CadÚnico.
Como garantir o BPC?
Os cidadãos devem procure uma das unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do seu município para atualização ou cadastro no CadÚnico.
Para saber se você está passando pela avaliação, acesse o portal Meu INSS e clique na opção “Revisão BPC”. Informando o número do seu CPF você poderá fazer a consulta.
Os beneficiários do BPC têm 30 dias para atualizar após a notificação.
Após a atualização dos dados, caso o benefício seja suspenso, o desbloqueio poderá ser solicitado pela Central 135, no prazo de 45 ou 90 dias, dependendo do município de residência. Após esse período, o BPC ficará bloqueado.
Biometria no BPC
No ano passado, o INSS anunciou que o registro biométrico é obrigatório para quem recebe o BPC. A biometria pode ser feita por meio da Carteira Nacional de Identidade (CIN), do Cartão Eleitoral ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A mudança afeta apenas novas solicitações, quem não tiver biometria cadastrada nesses documentos terá pendência de 120 dias. Prazo final para cadastro biométrico e continuação da solicitação do benefício.
Para menores de 16 anos, o INSS continua exigindo apenas a apresentação da certidão de nascimento.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj