Com o novo Cadastro Único a população terá mais agilidade, segurança e eficiência no acesso aos programas sociais. A nova plataforma entra em operação em março deste ano. Confira o que muda agora.
O MDS acaba de anunciar o novo Cadastro Único, CadÚnico, que entra em funcionamento em março deste ano. A plataforma simplificará o cadastramento familiar. Isso significa que eles poderão acessar diversos benefícios com mais rapidez.
Para a população, a atualização representa um passo em direção a uma maior segurança da informação, o que deverá reduzir as fraudes cibernéticas, que muitas vezes roubam benefícios de quem realmente precisa.
Novo CadÚnico
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o novo CadÚnico permitirá interconexão online entre diferentes bancos de dados. Com isso, o Cadastro Único deverá ser mais completo.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome realizará uma automação de processos, com os dados sendo inseridos automaticamente, mantendo o cadastro atualizado.
Esta atualização é bastante importante, já que a última ocorreu em 2010, já se passaram quinze anos com o sistema da mesma forma. Essa modernização é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com o DAPAPREV.
“A reforma trará facilidades, em primeiro lugar, para a operadora, que não precisará mais preencher todo o cadastro, pois grande parte das informações virá do banco de dados nacional. Além disso, vai simplificar a vida de quem vai se cadastrar. Estamos a falar de pessoas pobres e vulneráveis que não têm tempo nem recursos financeiros para se deslocarem até instalações públicas para fornecer informações que as autoridades públicas já possuem”, informou Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único.
Treinamento para operadores do CadÚnico
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome também anunciou que fará um treinamento on-line e obrigatório para servidores envolvidos no CadÚnico. E uma ampla divulgação de atualizações.
Os treinamentos acontecerão no formato de trilhas de aprendizagem, nos níveis básico, intermediário e avançado. Para garantir uma transição tranquila, a qualificação estará disponível a partir do próximo mês de fevereiro.
Esta capacitação é importante para garantir o funcionamento do novo CadÚnico conforme programado, principalmente porque a transição do sistema antigo para o novo será feita de uma vez por todas, com o desligamento do sistema antigo e implementação imediata do novo.
Outra novidade é que o O número do CPF será a chave de acesso ao CadÚnico, Isto permitirá a integração com vários documentos, incluindo o novo Bilhete de Identidade Nacional, título de eleitor e muito mais.
A especialista Lila Cunha, colaboradora de FDR, comenta o novo documento de identificação dos brasileiros.
Programas do CadÚnico
O novo sistema deverá impactar mais de 40 programas sociais federais. Todos utilizam dados do CadÚnico para selecionar beneficiários, incluindo:
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj