Você servidores públicos seu salário será totalmente reestruturado em 2025. A Medida Provisória também traz outras novidades, como a priorização de vagas na educação e a transformação de cargos obsoletos. Entenda todas as mudanças anunciadas.
O Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos publicou no último dia de 2024 o Medida Provisória nº 1.286. O texto, entre outras coisas, fornece uma reestruturação salarial dos servidores públicos, que já vinha sendo solicitado por profissionais há algum tempo.
Segundo o MGI, a publicação desta Medida Provisória marca o cumprimento de outro acordo firmado em 2024.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora de FDR, comenta benefício voltado a servidores públicos.
Reestruturação salarial dos servidores públicos
O texto que implementa essa nova funcionalidade foi publicado na edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A partir daí, os servidores têm a garantia de 100% de reajustes salariais nos anos de 2025 e 2026, abrangendo 38 acordos assinados em 2024.
De acordo com o texto, os empregados terão direito aos seguintes reajustes:
- 9% (nove por cento), a partir de 1º de janeiro de 2025; e
- 5% (cinco por cento), a partir de 1º de abril de 2026.
Em 2025, o impacto primário da reestruturação será de R$ 16,2 bilhões em gastos com pessoal do Poder Executivo Federal, enquanto o impacto financeiro atingirá R$ 17,9 bilhões.
“Temos estabilidade nos gastos com pessoal e na variação média das despesas com pessoal na área do Poder Executivo. Está totalmente alinhado com o enquadramento, crescendo mesmo abaixo do limite máximo do enquadramento. Do ponto de vista fiscal estamos respeitando todos os limites, todas as regras fiscais”explicou a Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, durante conferência de imprensa.
Transformação de trabalho
Outra ação importante implementada pelo MP é a transformação de posições obsoletas em novas, numa reestruturação.
“Estamos adaptando cargos obsoletos transformando-os em cargos mais úteis, importantes para esta nova etapa do Estado brasileiro. Nosso objetivo é ter um governo eficiente e um país justo”reforçou o ministro.
Além disso, duas linhas transversais também estão sendo criados e atenderão diversos órgãos e entidades federais, sem impacto orçamentário.
A maioria dessas novas vagas é destinada a área da educação, O foco do governo nesse sentido é a criação de novos Institutos Federais.
“Essas carreiras foram estruturadas para atender às demandas específicas do serviço público moderno, com foco em resultados e eficiência”, acrescentou o ministro.
Segundo a ministra Esther Dweck, este ano teremos um concurso público para preencher metade das vagas nessas novas posições.
Transformação do Estado
Segundo o ministro, o MP faz parte do processo de transformação do Estado, começou em 2023, quando o MGI foi criado. De forma geral, a Medida Provisória traz os seguintes pontos:
- Cria a Carreira de Desenvolvimento Socioeconômico, a Carreira de Desenvolvimento de Políticas de Justiça e Defesa e a Carreira de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários;
- Altera a remuneração dos servidores públicos e dos empregados do Poder Executivo federal;
- Altera a remuneração dos cargos em comissão, funções de confiança e gratificações do Poder Executivo federal;
- Reestrutura cargos efetivos, planos de cargos e carreiras;
- Padroniza e unifica regras para incorporação de bônus de desempenho;
- Altera as regras do Sistema de Desenvolvimento de Carreiras – Sidec;
- Transforma cargos permanentes vagos em outros cargos permanentes, cargos de comissão e cargos de confiança; e
- Altera a regra de indicação dos membros dos conselhos deliberativo e fiscal das entidades fechadas de previdência complementar.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj