Os trabalhadores que enfrentam problemas de saúde podem aposentar-se em 2025, desde que atendam aos requisitos. O benefício do INSS também é concedido em caso de acidente, seja de trabalho ou não. Confira mais detalhes agora em FDR.
O aposentadoria por invalidez é concedido pelo INSS aos trabalhadores que estejam doentes ou tenham sofrido acidente que os incapacite permanentemente de retornar ao trabalho. Assim, após passar por reabilitação profissional e física, ele tem direito de se afastar e continuar com uma renda mensal.
Embora muita gente não saiba, o Benefício por Incapacidade Permanente, como é chamado atualmente, é concedido com base na perícia médica. Nesse momento, o médico determina se o trabalhador tem direito ao auxílio-doença, que é temporário, ou à aposentadoria.
Regras de aposentadoria por invalidez
Para ter direito ao Benefício por Incapacidade Permanente é necessário atender a alguns requisitos, como:
- Estar em situação do seguroo, ou seja, com contribuições em dia para o INSS;
- Provar incapacidade por meio de perícia médica realizada no INSS;
- Cumprir com o deficiência mínima de 12 contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social, com exceção dos casos de acidentes de trabalho.
Atenção, o INSS deve manter em 2025 a regra que impossibilita a aposentadoria por invalidez de segurados com doenças anteriores à adesão. Ou seja, quem já estava doente antes de ingressar na Previdência Social não poderá se aposentar nesta modalidade, conheça as demais modalidades de aposentadoria.
Outro ponto importante é que o Aposentado por invalidez passa por exame médico a cada dois anos, exceto nos casos em que se decida que não há possibilidade de melhoria, entenda melhor.
Doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez
INSS Não existe uma lista definitiva de doenças que garantam a aposentadoria por invalidez. Durante o exame, o médico avaliará os impactos da doença na saúde geral do trabalhador e observará se sua capacidade para o trabalho está afetada.
No entanto, alguns doenças são consideradas incapacitantes e portanto presume-se que o trabalhador por elas afetado terá direito à aposentadoria:
- Tuberculose ativa
- Lepra
- Alienação mental
- Esclerose múltipla
- Doença hepática grave
- Neoplasia maligna (câncer)
- Cegueira
- Paralisia irreversível e incapacitante
- Doença cardíaca grave
- Doença de Parkinson
Simplificação do subsídio de doença
O processo de solicitação de auxílio-doença é muito mais simples, podendo ser iniciado pela internet, telefone e até nos correios. Desta forma, os cidadãos podem evitar filas nas agências da Segurança Social.
On-line, basta seguir os passos abaixo para garantir o benefício sem precisar passar por perícia médica:
- Acesse o aplicativo ou Meu portal INSS;
- Faça login com sua conta Gov.br (número de CPF e senha);
- Escolha a opção “Nova solicitação” e selecione “Benefício por Incapacidade Temporária”;
- Preencha os dados solicitados, como informações de diagnóstico e documentos médicos;
- Anexar toda a documentação médica: exames, atestados médicos, entre outros;
- Escolha a agência do INSS para atendimento e finalize o pedido.
Depois disso, é possível acompanhar o pedido online ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, conforme horário de Brasília.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre a liberação automática da aposentadoria, confira.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj