A atualização dos dados que dá acesso ao Bolsa Família É um critério importante para manter o pagamento do programa no próximo ano. Quem tiver alguma informação desatualizada, incorreta ou com dados omitidos deve correr para garantir que o auxílio será pago em 2025.
O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) informou que até dezembro de 2024 havia pelo menos 20,81 milhões cadastrados no Bolsa Família. São pessoas que representam o grupo familiar e que vivem em condições de extrema pobreza em diferentes partes do país.
Mais de 54 milhões de brasileiros são beneficiados diretamente pelo recebimento do Bolsa Família. Desse total, 16,75 milhões são crianças até 11 anos e outros 7,67 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos. Eles recebem benefícios individuais.
Para permanecer inscrito no Bolsa Família é preciso cumprir alguns critérios que são chamados de condicionalidades. Entre eles, o atualização do Cadastro Único que deu acesso ao programa. Pois foi através do registo nesta plataforma que o grupo foi aceite.
As informações compartilhadas no Cadastro Único auxiliam o MDS a entender em que situação a família vive, o que ela precisa e quais são suas principais dificuldades. Portanto, não reportar os dados ou omiti-los é um caso a ser bloqueado ou mesmo excluído do programa.
Condições para manutenção do pagamento do Bolsa Família
Depois de atender aos critérios que dão direito ao acesso ao Bolsa Família, o próximo passo é cumprir as condicionalidades do programa. Ou seja, o condições para manter o pagamento do Bolsa Família ativo.
Portanto, não basta comprovar que tem renda de até R$ 218 por pessoa para ser aceito, quem não atende aos demais critérios de continuidade do programa pode ser excluído.
Periodicamente, o MDS vasculha os cadastros e suspende quem não atende aos critérios de:
- Manter a frequência escolar de crianças e jovens em pelo menos 85% ao mês;
- Realizar acompanhamento nutricional (aferição de peso e altura) de crianças até 7 anos uma vez por semestre, ou seja, duas vezes por ano;
- Prestar assistência pré-natal às gestantes;
- Manter atualizados os registros de vacinação de crianças, jovens e mulheres;
- Atualizar o Cadastro Único no mínimo a cada dois anos, ou sempre que houver alterações nas informações do grupo familiar.
No caso da renda familiar, se ultrapassar o limite de R$ 218 por pessoamas chega a meio salário mínimo, o governo permite a manutenção da família no programa. No entanto, agora recebem metade do que tinham inicialmente direito.
Quando preciso atualizar o CadÚnico para manter o Bolsa Família?
Existem três situações que exigem a comparecimento do representante da família no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Nesse momento, ele atualizará o CadÚnico e todos os dados que darão acesso ao Bolsa Família.
O informações que não foram mais repassadas e isso pode estar causando problemas na sua inscrição no programa. Ou ainda, o que poderá resultar na exclusão do benefício.
Entenda quando o procedimento deve ser feito?:
- Quando você completa dois anos sem atualizar: a cada dois anos (dois anos) os dados deverão ser atualizados ou confirmados. Mesmo que nada tenha mudado, é preciso ir ao CRAS para concluir o procedimento de confirmação;
- Por convocação: neste caso, o titular do benefício é solicitado a comparecer ao CRAS no prazo de 30 dias para atualizar os dados ou justificar alguma informação;
- Voluntariamente: o próprio titular, sem ser chamado, pode solicitar atualização de informações no CadÚnico como:
- mudança de endereço;
- mudança de escolas para crianças e jovens;
- aumento ou diminuição da renda;
- entrada ou saída de novo membro da família;
- nascimento ou morte de um novo membro da família.
Para aqueles que são chamados a se atualizar, o governo entrará em contato via: App Meu CadÚnico, App Caixa Tem, SMS ou extrato bancário.
Como atualizo meu cadastro no Bolsa Família?
Atualizando os dados de manter cadastro no Bolsa Família acontece pessoalmente. Para isso, o titular do benefício maior de 16 anos precisa:
- Agende sua consulta no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) mais próximo;
- Solicitar renovação no Cadastro Único;
- Apresentar os documentos necessários;
- Responder ao questionário socioeconómico;
- Aguarde a aprovação.
número do telefone do banco bmg
melhor banco para portabilidade de crédito consignado 2023
simulação consignado banco do brasil
pmmg idade maxima 35 anos
telefone bradesco financiamentos consignado
salário general
84 vezes é quantos anos
telefone 0800 do banco pan