Aposentados, pensionistas e beneficiários da Previdência Social poderão contar com o Meu cartão INSS Vale+. A emissão deve começar em breve e poderá ser feita em instituições bancárias parceiras. Até que isso aconteça, você poderá conhecer um pouco mais sobre esse novo empreendimento.
Na semana passada, o Instituto Nacional de Segurança Social lançou o Meu cartão INSS Vale+. Será emitido pelos bancos que firmarem convênio com o Instituto e deverá beneficiar 38 milhões de pessoas. O recurso é exclusivo para quem recebe algum benefício da Previdência Social.
Assim, 31,7 milhões de aposentados e pensionistas, além de 6,3 milhões de titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC), poderão solicitá-lo. Embora o Meu INSS Vale+ faça parte do programa Meu INSS+, eles são diferentes.
O que é o Cartão Meu INSS Vale+?
O cartão foi criado pelo Instituto Nacional do Seguro Social para possibilitar o adiantamento de parte dos benefícios do INSS. Cada titular poderá adiantar até R$ 150 do próximo pagamento.
Ou seja, parte do benefício referente ao mês de fevereiro poderá ser antecipado em janeiro. Após a antecipação, o valor é cobrado diretamente no próximo pagamento, no estilo de empréstimo consignado, mas sem juros ou taxas.
Essa antecipação será feita diretamente com a instituição bancária responsável pela emissão do cartão.
No lançamento do cartão, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, informou que o valor liberado será de R$ 150. Porém, ele também garantiu que fará uma reavaliação após 90 dias para analisar aumento.
O cartão Meu INSS Vale+ pode ser utilizado para saques?
O cartão físico terá chip e senha, proporcionando segurança aos segurados. Porém, não será possível realizar saque. Portanto, este novo cartão não substitui aquele emitido pelo banco e já utilizado para saque do valor do benefício.
“O objetivo é fornecer recursos para aquisição de remédios, alimentos, gás, transporte, sem comprometer a renda dos aposentados por muito tempo”, afirma o Ministro da Segurança Social Carlos Lupi.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, acrescentou que o cartão não pode ser usado em apostas físico ou eletrônico.
Regras para utilização do cartão Meu INSS Vale+
O avanço só será possível se:
- É realizado em instituição financeira com experiência mínima de 12 meses no serviço de adiantamento salarial e que tenha firmado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS para oferta do serviço;
- Mediante apresentação do cartão físico do segurado, com chip e senha.
“De acordo com o regulamento do Meu INSS Vale+, o adiantamento independerá de desbloqueio prévio do benefício e não implica corresponsabilidade do INSS por dívidas ou compromissos de natureza pecuniária assumidos pelo beneficiário com as instituições financeiras consignatárias”, explica o Instituto.
Lembrando que o uso do cartão Meu INSS Vale+ Não haverá custo e deverá ser feito apenas pelo titular. Após solicitar o saque, a instituição bancária terá cinco dias para liberar o valor.
Além disso, o valor do adiantamento não será considerado no cálculo da margem do empréstimo.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta os benefícios já disponíveis por meio do INSS, confira.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj