Existe uma lista de doenças que isentam os trabalhadores da falta de contribuição 12 meses para INSS (Instituto Nacional de Segurança Social) para receber subsídio de doença. Recentemente, uma Comissão do Senado Federal aprovou a inclusão de mais dois tipos de doenças nesta lista.
Na prática, não é a doença que garante a Benefício por Incapacidade Temporária (subsídio de doença) ou o Benefício por Invalidez Permanente (aposentadoria por invalidez). O que realmente dá direito a um destes benefícios é a medida em que o trabalhador se tornou incapaz.
Isso significa que para a perícia do INSS não importa se o funcionário foi demitido por problema nas costas ou na pele, o que importa é entender o quanto essa situação de saúde o afeta. impede você de continuar trabalhando.
Muitas pessoas, mesmo doentes, conseguem continuar trabalhando. Combinam o tratamento médico com a prestação de serviços e, portanto, não precisa ser removido ou receber algum benefício do INSS.
O que preciso para receber auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez?
As exigências para aposentadoria por invalidez e auxílio-doença são praticamente as mesmas. A única diferença que vai determinar o benefício do INSS é o quão incapacitante é aquela doença.
Se a invalidez for curada em curto espaço de tempo, o benefício pago será auxílio-doença. Mas se for permanente, sem expectativa de cura, a saída é a aposentadoria.
Para recebê-lo você precisa:
- 12 meses de contribuições ao INSS antes de solicitar o benefício;
- Esteja segurado;
- Faça um exame médico que garanta o benefício.
Novas doenças dão direito à isenção da carência do INSS
Recentemente, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 2.472/2022. O texto sugere a inclusão de mais duas doenças na lista que permite isenção do período de carência para concessão de benefícios por invalidez.
Eles são:
A justificativa da senadora Damares Alves (Republicanos), relatora do projeto, é que hoje existem cerca de 2 milhões de brasileiros diagnosticados com epilepsia, com um quarto deles em situação grave.
E entre 150 mil e 300 mil pessoas diagnosticadas com lúpus, a maioria mulheres. Portanto, eles poderiam receber o benefício sem ter que esperar um período de carência de um ano.
Doenças que isentam a carência do INSS
- Doenças adquiridas no trabalho ou em decorrência do trabalho;
- Tuberculose ativa;
- Lepra;
- Alienação mental;
- Neoplasia maligna (câncer);
- Cegueira;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Doença cardíaca grave;
- doença de Parkinson;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Nefropatia grave.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj