Esta semana o mercado financeiro não fala nada além do aumento do dólar. Na última segunda-feira (2) o recorde foi histórico, e a moeda americana foi cotada a R$ 6,0685. Automaticamente o preço de Produtos e serviços brasileiros são influenciados.
Embora o dólar não seja o moeda do paísseu aumento significativo nos últimos dez dias acaba influenciando uma série de produtos e serviços no Brasil. Para especialistas, a alta do preço da moeda tem a ver com o pacote de corte de gastos anunciado pelo governo.
Para se ter uma ideia da gravidade da situação, a moeda americana não chegava a esse patamar pelo menos desde maio de 2020, durante a pandemia da Covid-19, quando o câmbio chegou a R$ 5,90. Hoje, o novo recorde ocorreu entre segunda (2) e terça (3), chegando a R$ 6,07.
A equipe financeira da Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma série de medidas para poder acompanhar o quadro fiscal e ficar dentro da meta. Além disso, o governo incluiu a proposta de aumentar o Isenção de Imposto de Renda para quem ganha R$ 5 mil por mês.
Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil acreditam que as recentes decisões do Governo Lula geraram desconforto com o mercado e influenciaram a alta significativa do dólar. A pesquisa mais recente da Quest mostrou que 90% dos participantes do mercado desaprova a atual gestão.
Por que os produtos brasileiros ficam mais caros à medida que o dólar sobe?
Por que o aumento de uma moeda estrangeira influencia o custo de vida no Brasil?. A razão é que muitos produtos e serviços oferecidos no país são, na verdade, de origem estrangeira, e por isso são É mais caro “lá fora”também é mais caro “aqui”.
A cotação do dólar reflete o valor que os norte-americanos devem usar como referência para comprar ou pagar pelos produtos brasileiros. Ou seja, por quem recebe em dólar pode ser bommas para quem compra esse aumento é consideravelmente ruim.
O aumento, porém, não impactará apenas a vida de quem mantém relações internacionais, como as grandes empresas. Você pequenos consumidores também será impactado porque:
- Se o custo de aquisição de insumos no mercado internacional fica mais caro, o valor da peça final também fica mais caro;
- O pequeno consumidor comprará especificamente o produto final que ficou mais caro devido ao aumento da matéria-prima;
- É improvável que o setor industrial não repasse, ou reduza o repasse, do reajuste de matérias-primas aos consumidores.
Produtos que não serão impactados pela alta do dólar
Por outro lado, o empresas que exportam (esgotado) pode ter aumento da margem de lucro. Especialistas ouvidos por UOL acreditam nesta tendência, mas também argumentam que para os exportadores ainda é cedo para comemorar.
Eles devem avaliar se a tendência é de alta do dólar ou de permanência na faixa dos R$ 6,00.
“Uma desvalorização só é relevante quando é permanente, quando as empresas sabem que a taxa de câmbio permanecerá neste novo patamar no longo prazo. Dessa forma, eles podem planejar e chegar a acordo sobre contratos“, diz Renan Pieri, professor da FGV-EAESP para UOL.
Os especialistas entrevistados também listaram os setores que serão beneficiados com o aumento do dólar, e que consequentemente poderá ter algum impacto no consumidor.
Setor agrícola
- Especificamente para quem exporta, mas contribui automaticamente para as receitas nacionais.
Setor de produção de grãos
- soja;
- carnes;
- energia do açúcar;
- produtos florestais;
- café;
- cereais.
Setor de turismo
- Aplica-se tanto a quem vende viagens ao exterior em dólares quanto a quem recebe turistas estrangeiros;
- “Quem recebe turistas, como o setor hoteleiro e gastronômico, pode ver um benefício, mas deve demorar um pouco mais. As pessoas raramente mudam de destino no último minuto.”disse Ana Carolina Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) ao UOL.
Veículos
- Cerca de 30% dos custos de produção de veículos elétricos provêm do diesel. Portanto, se o diesel estiver mais caro, as margens de lucro das empresas aumentam enquanto o dólar está alto;
- O valor de um carro nacional também poderá se tornar mais competitivo.
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