O ano letivo está chegando ao fim, mas agora você pode se preparar para o próximo. Nos primeiros meses de 2025 será necessário pagar matrícula, materiais e taxas escolares. Com as dicas do FDR você pode se antecipar e não ter dor de cabeça.
As aulas geralmente só começam em fevereiro, porém as despesas com educação começam bem mais cedo. Várias escolas já iniciaram matrículas escolares para 2025. Além disso, os pais e responsáveis ainda precisam gastar com materiais.
Se o aluno estiver matriculado em escola particular, os custos acabam sendo maiores. Afinal, ainda é preciso pagar matrícula, uniformes e investir em alimentação.
A especialista Lila Cunha, colaboradora de FDR, comenta o aumento das mensalidades escolares em 2025.
Despesas escolares
À primeira vista pode parecer que as despesas são apenas as mencionadas acima. Porém, existem outras despesas, algumas não são fixas, mas ainda assim devem ser consideradas, como:
- Transporte;
- Excursões;
- Datas comemorativas, como Páscoa e Natal;
- Possíveis despesas com compra de lanche na escola.
Essas despesas devem ser consideradas e anotadas em planilha, aconselha B³, Bolsa de Valores Brasileira. A partir daí, é possível definir se a família irá reservar dinheiro para essas despesas ou se será utilizado cartão de crédito, por exemplo.
Uma estratégia sugerida pela Bolsa seria somar esses gastos e dividir o resultado por 12. Com isso, os pais poderão fazer reservas mensais e não precisarão pagar os valores todos de uma vez.
“Para evitar surpresas, é fundamental que os pais coloquem tudo ao seu alcance, estimando com precisão o impacto destas despesas no orçamento. Isto permitirá um controle mais eficaz sobre as finanças e garantirá que a educação não se torne um fardo inesperado”, disse Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira, à B³.
Como planejar as despesas escolares
Depois de mapear seus gastos, fica mais fácil encaixá-los no orçamento familiar. Para fazer isso, primeiro você precisa seguir alguns passos:
- Determine o orçamento familiar, definindo o rendimento líquido, obtido a partir da soma de todos os insumos, como salários, aluguel ou outras fontes de renda.
- Depois, se possível, pense em planos de aposentadoria, em sonhos (como uma viagem, ou a compra da casa própria), e preveja gastos com dívidas e parcelamentos.
- Neste orçamento a educação é uma das prioridades.
Limite de gastos com educação
Pensar em um orçamento também significa pensar nos limites de gastos que devem ser estabelecidos. É verdade que limitar os gastos com educação é difícil, especialmente porque esta é uma das prioridades de todos os pais.
No entanto, os gastos com educação devem estar dentro das possibilidades financeiras da família. Isto significa, por exemplo, matricular a criança numa escola com uma mensalidade que pode ser paga pelos pais.
Aqui não existe uma fórmula de bolo, cada família tem uma realidade diferente, consequentemente as finanças também não serão as mesmas.
A sugestão de Marcelo Milech, planejador financeiro de CFP da Planejar, é definir o limite de 30% do orçamento familiar destinados aos gastos com educação.
Assim, uma família que tenha renda mensal de R$ 2.824, dois salários mínimos, poderá destinar até R$ 847,20. Por outro lado, Domingos defende que não se deve definir um teto de gastos, afinal é um investimento essencial, não devemos comprometer outras áreas para investir nesta.
“A educação deve ser vista como um investimento no longo prazo, e não como despesa de curto prazo”, acrescenta Reinaldo Domingos.
Formada em Literatura Vernácula pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de textos sempre foi sua paixão. Já trabalhou como professora e revisora textual, mas foi na escrita de FDR que encontrou seu posicionamento profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Jornalismo de Dados: Conceitos Introdutórios; e Produção de Conteúdo Digital.
bancos conveniados inss
pan saque aniversário
cnpj ipsm
empréstimo pessoal taxas de juros
pagamento consignado
emprestimo bolsa familia voltou
quanto é o juros do consignado