O ano ainda não acabou, mas é hora de planeje seu 2025 e tenha um ano novo sem dívidas. Para isso, um bom planejamento financeiro É essencial e deve ser iniciado agora mesmo. Veja as dicas de FDR.
É hora de planejar começar 2025 com as contas em dia e nome limpo. Já imaginou poder manter as contas em dia, realizar atividades de lazer e até fazer reserva? Tudo isso é possível começando a planejar agora. Faça um bem planejamento financeiro Pode ser um grande desafio, mas também trará ótimos resultados.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta o 14º salário, confira.
Dicas para começar 2025 com as contas em dia
Registre todas as despesas
O primeiro passo é ter clareza sobre as despesas, isso inclui despesas mensais e diárias também. Para isso, você pode utilizar planilhas, aplicativos financeiros ou até mesmo um caderno. O site da Bolsa de Valores Brasileira tem uma planilha gratuita para você, disponível no link.
Com esse cadastro em mãos, você terá uma visão mais realista dos seus gastos. Vale incluir quanto você recebe e calcular quanto sobra ou falta na sua renda.
Acompanhe as datas de vencimento das contas
Neste mesmo controle é interessante inclua a data de vencimento de cada fatura. Isso facilita o pagamento em dia e evita as taxas e juros cobrados em caso de atraso.
Lembrando que manter as contas em dia influenciará no seu score de crédito, facilitando o acesso a diversos serviços financeiros, inclusive empréstimos.
Lila Cunha, especialista do FDR, comenta o score da Serasa, confira.
Estabeleça metas financeiras
Essas metas devem ser claras e alcançáveis, orienta o SPC Brasil. Eles podem ser divididos em ccurto, médio e longo prazo. Por exemplo: uma meta de médio prazo é economizar X reais até junho do próximo ano.
Metas de longo prazo são aquelas que levarão mais tempo para serem alcançadas, como a compra de um imóvel.
Corte despesas desnecessárias
A revisão do orçamento ajudará a identificar quais despesas podem ser cortadas. Por exemplo: pode ser mais barato levar almoço para o trabalho do que comprá-lo todos os dias.
Uma alternativa é analisar assinaturas de streaming, Muitas vezes não são utilizados ou é possível trocá-los pelo plano mais barato.
Tenha uma poupança
Inicialmente pode ser difícil poupar, mas essa prática pode se tornar um hábito quando definimos um valor fixo. Acaba se tornando uma espécie de compromisso.
Atenção, existem diversas opções para você investir seu dinheiro e ter alguma rentabilidade, confira os três principais bancos.
Crie um fundo de emergência
Imprevistos acontecem e ter uma reserva de caixa te ajuda a lidar com eles sem comprometer seus gastos fixos. Em geral, esta reserva deve cubra seis meses de suas despesas fixas.
A criação de um fundo de emergência pode ser um objetivo de curto prazo e será alcançado à medida que você economizar pequenas quantias.
Pagar dívidas
Esse é um dos principais pontos da organização financeira, afinal com o endividamento sempre há uma preocupação maior. O ideal é fazer o negociação de dívida com a empresa credora.
Para isso, você pode aproveitar as condições especiais do Serasa Limpa Nome Feirão, que termina em breve.
Estude sobre finanças
Tão importante quanto seguir as dicas apresentadas aqui é saber o que você está fazendo. Para isso, nada é mais importante do que estudar finanças. Um momento em que você pode aprender sobre investimentos, gestão financeira, economia doméstica e muito mais.
Além dos cursos gratuitos, as oficinas podem ser alternativas interessantes de aprendizagem.
Formada em Literatura Vernácula pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de textos sempre foi sua paixão. Já trabalhou como professora e revisora textual, mas foi na escrita de FDR que encontrou seu posicionamento profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Jornalismo de Dados: Conceitos Introdutórios; e Produção de Conteúdo Digital.
bancos conveniados inss
pan saque aniversário
cnpj ipsm
empréstimo pessoal taxas de juros
pagamento consignado
emprestimo bolsa familia voltou
quanto é o juros do consignado