O INSS (Instituto Nacional de Segurança Social) realizou uma auditoria onde foi detectado que pelo menos 1 milhão de pessoas tiveram descontos indevidos no salário. Isto acontece quando associações e entidades desconto no benefício sem pedir autorização ao titular.
Desde março deste ano, o INSS investiga o registros de reclamações e relatórios sobre dívidas indevidas em benefícios previdenciários. A pesquisa mostrou que de janeiro de 2023 a janeiro de 2024, houve 1 milhão de reclamações lidar com o assunto.
Estas associações e entidades são representantes dos aposentados, ou são organizações que oferecer algum tipo de serviço para esta aula. Por exemplo, descontos em consultas médicas, serviços jurídicos e até clubes sociais, ginásios e outros.
O problema não está no serviço oferecido, mas no recebimento, que é irregular. Muitos aposentados se você deseja autorizar esta contribuiçãomas acabam tendo seu benefício reduzido para pagar uma assinatura que não utilizam.
Como excluir o desconto indevido de salário pelo Meu INSS?
Quem reconhece um desconto indevido No seu pagamento você pode solicitar o cancelamento pelo Meu INSS. Após a solicitação, a empresa será notificada e deverá suspender novos descontos a partir desse momento.
- Acesse o Meu INSS com login e senha;
- Na página inicial selecione Novo pedido;
- No campo de pesquisa (onde está a lupa) escreva Excluir mensalidade;
- Irão aparecer as opções, selecione Excluir mensalidades associativas ou sindicais do benefício;
- Clique em Atualizar para verificar e atualizar seus dados, se necessário;
- Após atualizar os dados, selecione Próximo;
- Leia as instruções e escolha Próximo;
- Insira os dados solicitados e clique em Avançar;
- Anexe os documentos (se necessário) e clique em Avançar;
- Selecione a agência de relacionamento do INSS e escolha Próximo;
- Verifique os dados fornecidos na aplicação;
- Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.
Medidas do INSS para reduzir descontos indevidos
De acordo com o INSSem março, quando foi publicada a Instrução Normativa PRES/INSS nº 162, uma série de medidas começou a vigorar para regularizar a prática de descontos salariais. Como:
- o desconto não poderá ser superior a 1% do limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS);
- não poderá haver mais de um desconto de mensalidade associativa por benefício;
- a dedução deverá ter autorização prévia do aposentado ou pensionista e não poderá ser feita por procurador ou representante legal (curador, tutor ou tutor), salvo decisão judicial específica que autorize a dedução;
- O desconto deverá ser formalizado por meio de termo de adesão, que deverá ser por meio de assinatura eletrônica avançada e biometria para novos contratos – que já está em vigor –, apresentação de documento oficial de identificação válido com foto, e número de CPF.
Entidades que possuem convênio com o INSS
No momento, 37 empresas possuem ACT (Acordos de Cooperação Técnica) para fazer descontos das taxas de associação no salário do INSS. Isso caso aposentados e pensionistas solicitem ou autorizem essa medida.
- Cobap;
- Contag;
- Conferente;
- Sintapi/CUT;
- Sindnap/FS;
- Sindiapi/UGT;
- Riaam Brasil;
- Unibap;
- AAPB;
- Ambec;
- Contraf-Brasil (Fetraf);
- Sintraapi/CUT;
- Abrapps;
- Sinabe;
- Unaspub;
- AAPPS – Universo;
- Caap;
- Cinap;
- AP Brasil;
- FITF/CNTT/CUT;
- Amar Brasil – ABCB;
- CBPA;
- Bem-vindo – APDAP;
- Cebap;
- Abenprev;
- Ababasp Brasil;
- ABSP – Aapen;
- Masterprev;
- Unsbras;
- Abapen;
- Asbrapi;
- AAB;
- Abrasprev;
- Cenap.ASA;
- Aaspa;
- Anddap;
- O mais rápido possível.
Pedido de reembolso de descontos salariais do INSS
Aposentados ou pensionistas que se sintam lesados com descontos em seu salário ocorridos sem sua autorização poderão solicitar o reembolso deste valor.
O INSS não é responsável pela restituição, mas sim a entidade que debitou os valores sem solicitar ao titular da conta. A orientação dada pelo Instituto é:
- entrar em contato diretamente pelo 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu recibo de vencimento; ou
- enviar e-mail para contato.mensalidade@inss.gov.brinformando o ocorrido. O INSS entrará em contato com a entidade responsável pelo desconto em folha, solicitando os documentos que autorizaram o desconto ou a restituição dos valores.
Além disso, reclamações sobre descontos não autorizados de associações ou entidades podem ser registradas diretamente no Portal Consumidor.Gov (https://www.consumidor.gov.br/) e na Ouvidoria do INSS, por meio da Plataforma Fala BR (https://falabr.cgu.gov.br/web/home).
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