A proposta que coloca fim da escala 6×1 ganhou destaque nas últimas semanas, mas na verdade já existe há alguns meses. Outros países já adotaram escalas reduzidas, que já foram testadas no Brasil este ano e tiveram bons resultados.
O Projeto de Emenda Constitucional elaborado pela deputada Erika Hilton finalmente recebeu as 171 assinaturas necessárias para tramitar na Câmara. Agora a questão pode ser debatida e o fim da escala 6×1 poderia realmente acontecer.
O que muita gente não sabe é que o Brasil participou de um projeto piloto de redução de jornada de trabalho. O modelo adotado foi inspirado em outros países que já implementaram a redução e obtiveram bons resultados.
A especialista do FDR, Lila Cunha, comenta essa escala 6×1, confira.
Países testando a escala 4×3
Reino Unido
O Reino Unido tornou-se um dos primeiros países a iniciar testes, em 2022, com 61 empresas participantes.
Após o final do período de testes, 92% das empresas continuaram com este modelo de funcionamento, o que aponta para o seu sucesso. 30% viram um aumento na produtividade.
Porém, a redução ainda não foi adotada por muitas empresas, as mais tradicionais ainda resistem.
Estados Unidos
O padrão do país é uma semana de trabalho de 40 horas e 8 horas diárias. Agora, através da iniciativa Kickstarter, diversas empresas estão testando a semana de trabalho de 4 dias.
O projeto piloto envolve até o Departamento de Polícia de Golden, no Colorado. Por um lado, os resultados têm sido bons, por outro, a aceitação ainda não é elevada.
Canadá
No país, que tem os mesmos padrões dos EUA, as empresas que testam o modelo de trabalho perceberam uma aumento da produtividademelhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
E o melhor de tudo: sem queda nos lucros, uma grande preocupação dos brasileiros.
França
A França é um dos países que mais valoriza a qualidade de vida, tendo um dos horários de trabalho mais curtos da Europa, 7 horas por dia e 35 horas por semana.
Esta preocupação facilita a implementação de horários de trabalho mais flexíveis, várias empresas já jornada de trabalho reduzida para 32 horas e 4 dias por semana, especialmente no setor de tecnologia.
Holanda
O padrão do país é de 8 horas diárias, mas aos poucos as empresas estão adotando uma redução da jornada de trabalho mantendo a remuneração integral. NMBRS e NXT LVL são exemplos que funcionaram.
Combinadas com as políticas internas das empresas, o governo holandês também incentiva estas iniciativas.
África do Sul
A redução no país iniciado em 2022, desde então 28 empresas já adotaram uma semana com 4 dias úteis. No país, o governo já avalia a regulamentação da redução da jornada de trabalho, porém, ainda encontra resistência de alguns setores.
Chile
No Chile, a jornada de trabalho tradicional é de 8 horas diárias e 45 horas semanais. O país introduziu recentemente “Lei das 40 Horas“, que visa reduzir a jornada semanal de trabalho para 40 horas, mas sem reduzir salário. A implementação do modelo de trabalho de 4 dias, com 32 horas semanais, é um objetivo de médio prazo.
Algumas empresas, principalmente do sector privado, já experimentaram a redução do horário de trabalho e os resultados têm sido positivos em termos de aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores.
Suíça
No país a redução foi vivenciado especialmente por startups e pelo setor de TI. A implementação é gradual, mas já apresentam aumento de produtividade. Os resultados têm sido tão bons que o governo já analisa ajustes na legislação trabalhista.
Brasil
O país iniciou o debate sobre a redução do horário de trabalho este ano. O que muita gente não sabe é que essa redução já está testado por 20 empresas há alguns meses em um projeto piloto.
E o melhor de tudo é que os resultados são bons:
- Produtividade e engajamento: 71,5% dos participantes experimentaram um aumento na produtividade e o engajamento cresceu para 60,3%.
- Bem-estar: 72,8% dos trabalhadores relatam redução da exaustão, outros 49,6% observaram queda na insônia e 30,5% na ansiedade. Além disso, o número médio de horas de sono aumentou de 6,7 para 7,0 por noite.
- Saúde: 7% dos participantes notaram melhora na saúde física; e 77,3% também relatam que a sua saúde mental melhorou.
- Cultura organizacional e de trabalho: 80,7% dos trabalhadores perceberam mais criatividade e inovação dentro da empresa.
- Impacto social: 71,3% dos participantes mencionaram ter mais energia para família e amigos.
Neste artigo você encontra mais detalhes sobre esse projeto piloto realizado no Brasil.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj