Boas notícias para os brasileiros, o governo ampliou o Programa de Combate às Filas da Previdência Social (PEFPS). As ações visam reduzir o tempo de espera por benefícios da Segurança Social. Entenda melhor.
Em 2023, o governo criou o Programa de Combate à Fila da Previdência Social (PEFPS, que acaba de ser prorrogado. A decisão de prorrogar as ações ocorre exatamente no momento em que os brasileiros viram a espera aumentar, conforme relatou FDR.
Lila Cunha, especialista do FDR, ensina como ter seu benefício aprovado com mais rapidez, confira.
Fim das filas do INSS
A extensão está ativada Medida Provisória nº 1.273publicado no Diário Oficial da União do dia 14 de novembro. Com esta publicação, o INSS segue com ações até 31 de dezembro deste ano.
Criado em 2023, o Programa de Combate às Filas da Previdência Social (PEFPS) tem como objetivo reduzir o tempo de análise de pedidos feito ao INSS.
“O programa foi criado em julho de 2023 pela Medida Provisória nº 1.181, com o objetivo de reduzir o tempo de análise dos processos administrativos de reconhecimento inicial, manutenção, revisão, recurso, acompanhamento operacional dos benefícios e avaliação social dos benefícios administrados pelo Instituto Nacional da Segurança Social”explica o INSS.
A população também pode contribuir com ações simples que diminuam o tempo de espera pelos benefícios. Em alguns casos é possível ter sua aposentadoria aprovada em um dia, veja como.
Ações para reduzir a fila do INSS
Fazem parte do programa:
- Processos administrativos cujo prazo de análise tenha ultrapassado 45 dias ou que tenham prazo judicial vencido; e
- Serviços médicos especializados:
- Realizadas em unidades de atendimento da Segurança Social sem prestação regular de serviços médico-periciais;
- Realizados em unidades de atendimento da Segurança Social com prazo máximo de agendamento superior a 30 dias;
- Que tenham expirado o prazo judicial;
- Relativos à análise documental, desde que realizada em dias não úteis; e
- Como servidor público federal, nos termos do art. 83, art. 202 e art. 203 da Lei nº 8.112, de 1990.
Serviço extraordinário
Para colocar as ações em prática, o INSS adotou um sistema de atendimento extraordinário, onde os funcionários do INSS recebem adicional para realizar serviços extras.
Os colaboradores que participam neste serviço extraordinário recebem:
- Pagamento Extraordinário para Redução da Fila do INSS, no valor de R$ 68,00; e
- Redução da Fila de Perícia Médica Federal, no valor de R$ 75,00
Ambos os valores são pagos conforme tabela de correlação de processos ou serviços concluídos.
“Os valores não estão incorporados em salários, remunerações ou benefícios de aposentadorias e pensões. Também não servem de base de cálculo de benefícios ou vantagens e não integram a base de contribuição previdenciária do empregado”, explica o Instituto.
Concurso INSS
Outra ação que também pode contribuir para a redução da fila é a contratação de especialistas médicos. Ainda no dia 14, o MGI publicou o Portaria MGI nº 8.569.
O texto autoriza a oferta de 250 vagas para peritos do INSSo que deverá ser feito através de concurso público. Com a medida publicada no Diário Oficial, o edital de seleção deverá ser publicado no prazo de seis meses.
A previsão é que os novos especialistas sejam alocados em regiões que sofrem com a falta de especialistas e estão distantes dos grandes centros.
Além das vagas imediatas, também serão oferecidas outras 250 vagas para formação de cadastro de reservas. Enquanto o edital não é publicado, você encontra mais informações no artigo sobre o concurso do INSS escrito por mim.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj