Você direitos dos trabalhadores estão sendo cada vez mais discutidos. Num período em que o Brasil avança criação de empregohá preocupação com a situação em que essas vagas estão sendo preenchidas. Portanto, o saúde mental deve se tornar uma prioridade nas empresas.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) exigirá, a partir de maio de 2025, que as empresas tenham gerenciamento de riscos envolvendo saúde mental de funcionários. Esta é a primeira vez que o poder público começa a cobrar algo relacionado a esta área.
A medida foi incluída na atualização do Norma Regulamentadora Número 01 (NR-1) feita pelo MTE em agosto deste ano. No texto, o ministério diz que passa a ser responsabilidade das empresas identificar perigos e riscos no ambiente de trabalho dos seus colaboradores.
Incluídos nesta preocupação estão: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos ergonômicos, riscos de acidentes e riscos psicossociais. A ideia é aumentar a responsabilidade das empresas pela local onde os funcionários estão.
Vale tanto para cuidar do ambiente físico quanto para planejar para que não haja risco de acidentes. Como a convivência entre os colaboradores, o acesso que têm à segurança, a forma como são tratados e outros pontos que podem influenciar a sua doença mental.
O que as empresas terão que fazer para cuidar da saúde mental dos trabalhadores?
A partir de maio do próximo ano, as empresas precisarão entregar ao Ministério do Trabalho uma espécie de relatório com medidas de segurança que eles estão tomando. Inclusive no que diz respeito aos procedimentos para garantir a saúde mental dos seus colaboradores.
Você também será solicitado a enviar dois documentos, são eles:
- AET (Análise Ergonômica do Trabalho), que agora deve incluir todos os fatores que possam afetar a saúde mental;
- GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), que engloba um plano de mitigação desses riscos.
Desta forma, as empresas são encorajadas a pensar nos efeitos que sobrecarga de trabalho pode causar aos seus funcionários. Na prática, quem é afetado pela baixa produtividade ou pela infelicidade do ambiente acaba sendo o próprio empregador.
Portanto, devem trazer abordagens sobre temas como burnout, assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
Em entrevista à Folha de S. PauloPriscila Arraes, advogada especialista em direito do trabalho, disse que esta nova norma ajudará as empresas a pense mais sobre os requisitos excessivo o que eles fazem.
Punição para empresas que violam as regras
Hoje, a Auditoria Tributária do Trabalho, vinculada ao MTE, monitora o cumprimento de todas as normas e também verifica casos de doenças relacionadas à saúde mental.
Para as empresas que forem acusadas de provocar o adoecimento de seus funcionários, após a investigação poderá haver punições como:
- multas, variando de acordo com o porte da empresa, reincidência e gravidade da infração;
- possibilidade de banimento de setores, ou mesmo de toda a empresa.
O empregador também poderá responder judicialmente, e até criminalmente, em casos mais graves.
Benefícios do INSS para quem adoece no trabalho
Segundo o Ministério da Segurança Social, o ano de 2023 registou o maior número de trabalhadores beneficiários de subsídio de doença por transtornos mentais e comportamentais desde 2014.
Aproximadamente 273 mil pessoas, um aumento de aproximadamente 42,2% em relação a 2022. Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais casos de burnout no mundo, atrás do Japão.
A síndrome de Burnout é um problema de saúde causado pelo esgotamento mental dos trabalhadores. Qualquer pessoa que tenha sido diagnosticada com esta doença, ou qualquer outra doença psicológica, pode pedir:
- Benefício de Incapacidade Temporária, auxílio-doença;
- Liberado para quem comprovar incapacidade para o trabalho, desde que tenha feito mais de 12 contribuições ao INSS;
- O pagamento é ilimitado e renovado sempre que necessário até a plena recuperação do trabalhador;
- Se a doença mental for causada pelo trabalho, não há necessidade de comprovar 12 contribuições, ou seja, há isenção dessa carência.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj