Más notícias para quem aguarda a aprovação dos benefícios da Previdência Social, a fila do INSS aumentou quase 33%. Atualmente, quase 1,8 milhão de pessoas aguardam a aprovação de algum benefício, como aposentadorias e pensões.
A fila do INSS aumentou cerca de 33% nos últimos três meses. A notícia preocupa os segurados que aguardam aprovações. Afinal, se a fila ficar maior, o tempo de espera também acabará aumentando.
A especialista do FDR, Lila Cunha, comenta o INSS, confira.
Aumento na fila do INSS
Em Junho deste ano, o número total de pedidos que aguardavam resposta era de 1,353 milhões; contudo, em Setembro este número subiu para 1,798 milhões. Aumento de 32,9% no trimestre, ou seja, 445 mil novos pedidos.
Desse total, quase 1,5 milhão aguardam perícia médica e análise do INSS. O restante possui alguma documentação pendente que precisa ser resolvida pelo próprio segurado.
Os dados são do Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), os detalhes da fila estão suspensos no Portal da Transparência desde junho.
Há meses comemoramos a redução do tempo de espera por benefícios. Contudo, entre junho e setembro o atraso superior a 45 dias aumentou de 541,2 mil para 705 mil casos.
Esse é o principal resultado de uma fila maior no INSS, consequentemente a aprovação do benefício acaba demorando mais para acontecer.
A fila é maior na região Nordestecom 742,23 solicitações aguardando aprovação; em seguida vem a região Sudeste, com 526,91 solicitações; atrás está o Sul, com 196,14; depois o Norte, com 193,34 e por fim o Centro-Oeste, com 140,26, segundo o O portal Globo.
A greve dos funcionários do INSS pode ser um dos motivos para o aumento do número de solicitações em lista de espera. A greve durou 114 dias e terminou na primeira semana de novembro.
Como conseguir aprovação rápida do benefício do INSS?
A primeira estratégia para obter ajuda imediatamente é faça o pedido on-line, através do aplicativo ou Site do meu INSS ou pela Central 135, ligação gratuita. Utilizando um desses canais você evita filas de espera nas agências.
Esta não é a única estratégia que pode ser utilizada para evitar a longa fila. A atualização das informações pode tornar a aprovação muito mais rápida.
Com dados atualizados, fica mais fácil identificar os segurados que têm direito aos benefícios.
Além desses pontos, reunir toda a documentação também pode diminuir a espera. Até porque muitas das pessoas que estão na fila estão ali justamente por falta de documentação, que é de responsabilidade do segurado.
Como atualizar os dados cadastrais do Meu INSS?
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS
- Faça login com seu nome de usuário e senha Gov.br
- Clique em “Novo Pedido”
- Clique na opção “Inscrição e atualização de atividades”
- Selecione “Atualizar cadastro e/ou benefício”
- Preencha os campos com as informações atualizadas e envie.
O site também pode ser usado para se cadastrar para a aposentadoria sem precisar sair de casa.
Encomendas dos Correios
Outra estratégia para evitar as filas físicas do INSS é fazer o solicite nos correios. Mas atenção, nas agências só é possível solicitar benefício por incapacidade temporária, auxílio-doença.
São 2.681 agências dos Correios, onde você pode solicitar atendimento gratuito para afastamentos de até 180 dias.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj