Bill poderia devolver carteira de motorista suspensa para motoristas em todo o país. O texto já foi aprovado na Comissão de Estradas e Transportes da Câmara dos Deputados e ainda está em análise. Até que seja aprovado, você entende melhor como vai funcionar.
Em outubro, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei voltado para a educação no trânsito. O texto deve criar a possibilidade de motoristas com carteira suspensa recuperar o documento.
Motoristas com CNH suspensa têm oportunidade de recuperar documento
O texto aprovado na comissão foi apresentado pelo relator, deputado Hugo Leal (PSD-RJ). Em sua versão, o deputado propõe alterações no Código de Trânsito Brasileirohabilitando o recuperação de carteira de habilitação de motoristas flagrados sob efeito de álcool.
Pelas regras atuais, o motorista só poderá recuperar a CNH após ter a CNH cassada nesta situação, após realizar curso de atualização no respectivo Detran e passar por avaliação médica e psicológica.
Na nova proposta, não basta fazer o curso de atualização. O motorista também terá que fazer um curso que aborde as consequências do álcool e das drogas no corpo humano, informa o Câmara dos Deputados.
A formação ainda terá que ser regulamentada, caso o texto seja aprovado, o que deve ser feito pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Período de suspensão da nova carteira de motorista
Além da possibilidade de recuperação do documento, o texto tambémaumenta o período de suspensão da carteira de motorista, passando dos atuais 2 para 4 anos. Este prazo alargado deverá aplicar-se exclusivamente aos casos de suspensão associada a álcool ou drogas.
“A norma atual tem sido ineficaz para coibir condutas ilícitas, considerando a gravidade do risco e das consequências no trânsito, e a legislação precisa ser eficiente para garantir condições de segurança à população”, afirmou o relator, deputado Hugo Leal.
O texto ainda deverá ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. E, para virar lei, ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
Limite de pontos na CNH
A suspensão da CNH também ocorre quando o condutor atinge o limite de pontos. Atualmente, a carteira de habilitação é suspensa quando, no prazo de 12 meses, o condutor atinge:
- 20 pontos, se houver duas ou mais infrações gravíssimas;
- 30 pontos, se houver infração gravíssima; ou
- 40 pontos, se não houver infração grave.
O Projeto de Lei 2002/24 pode mudar essa pontuação em breve. O texto em análise no Senado deverá permitir que a suspensão da carteira de habilitação aconteça apenas quando o motorista marca 80 pontos.
O texto também criará a possibilidade de os motoristas participarem de cursos de atualização quando atingirem 70 pontos no período de 12 meses.
Neste artigo você encontra mais informações sobre essa mudança no limite de pontos.
Para a autora, deputada Carla Zambelli (PL-SP), esse projeto deverá ajudar os profissionais que atuam como motoristas. São exatamente eles que muitas vezes acabam com as pontuações mais altas no documento.
Mudanças nas regras da CNH
Algumas alterações foram feitas na CNH neste ano, sendo a principal delas a período de validade do documento. Agora, o prazo de renovação depende da idade do condutor, confira abaixo:
- Condutor até 49 anos: 10 anos de carta de condução válida;
- Condutores de 50 a 70 anos: 5 anos de validade da carteira de habilitação;
- Motoristas com mais de 70 anos: 3 anos de validade da carteira de habilitação.
Todos os motoristas, independentemente da idade, devem renovar no prazo de 30 dias após o vencimento.
Em 2025, os brasileiros continuarão contando com o CNH Socialveja os critérios e documentos necessários.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj