Comece aqui Sexta-feira, 1ºo esforço conjunto para limpar seu nomeuma acção nacional de negociação da dívida e de orientação financeira. Esta iniciativa é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban)para o Banco Central do Brasil (BC)para o Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e cabelo Procons de diferentes regiões.
O mutirão ocorrerá até 30 de novembro e tem como objetivo facilitar a renegociação de dívidas bancárias, ajudando os consumidores a reequilibrarem as suas finanças. Os bancos envolvidos apresentarão condições especiais aos devedores, com base nas suas políticas de crédito.
O esforço conjunto para limpar seu nome oferece diversas oportunidades para quem deseja resolver suas questões financeiras. Entre as opções disponíveis estão o parcelamento da dívida, descontos significativos no valor total e menores taxas de juros para refinanciamento.
De acordo com informações de Febrabanserá possível negociar dívidas relativas a cartões de crédito, cheques especiais, crédito consignado e outras modalidades de crédito que estejam em atraso. Para participar, as dívidas não podem ser garantidas por bens ou já venceram.
Quem pode participar do esforço para limpar seu nome?
Qualquer cliente pessoa física com dívidas pendentes pode participar do esforço de limpeza de nome, segundo informações da Febraban. Porém, não será possível negociar dívidas que tenham bens como veículos ou imóveis dados em garantia, nem dívidas que já estejam prescritas. Também ficam excluídos os contratos cujas parcelas estejam em dia.
A Febraban ressalta ainda que o mutirão não é recomendado para consumidores superendividados, aqueles que não conseguem quitar suas dívidas e ao mesmo tempo manter seu sustento ou o de sua família. Nestes casos, é aconselhável procurar o Procon mais próximo para obter as devidas orientações.
Diferença entre inadimplente, endividado e superendividado
Inadimplente:
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É o consumidor que deixou de pagar as parcelas ou parcelas acordadas.
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A inadimplência pode levar à inclusão do CPF da pessoa física em cadastros negativos, o que pode impactar na sua capacidade de obtenção de crédito.
Endividado:
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Refere-se a qualquer consumidor que já tenha contraído um empréstimo ou compromisso de pagamento.
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É importante destacar que o endividamento não significa necessariamente que o indivíduo esteja em atraso.
Superendividado:
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Trata-se de um consumidor que, mesmo agindo de boa fé, enfrenta dificuldades financeiras que o impedem de pagar suas dívidas.
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Esta situação compromete a capacidade de garantir a subsistência de si e da sua família, afectando o pagamento de contas básicas como alimentação, habitação, transporte e medicamentos.
Como participar do esforço para limpar seu nome?
PASSO 1: Conheça suas dívidas
Para participar do esforço de limpeza do seu nome, o primeiro passo é identificar todas as suas questões financeiras e as instituições credoras envolvidas. A recomendação da Febraban é usar o Registrato, serviço do Banco Central que revela as contas e vínculos que o consumidor tem com os bancos.
Essa ferramenta permite ao usuário obter um relatório detalhado de seus empréstimos, incluindo saldo devedor, tipos de crédito (como cheque especial e cartão de crédito) e a situação das dívidas, indicando se estão vencidas ou prestes a vencer.
PASSO 2: Renegocie suas dívidas
Depois de ter clareza sobre suas obrigações financeiras, é hora de começar a renegociar. Para isso, o consumidor deve se cadastrar no site Consumidor.gov, lembrando que é necessário ter uma conta classificada como prata ou ouro.
Veja o passo a passo para renegociação:
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Pesquise pelo nome da empresa e confirme se ela está cadastrada na plataforma.
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Clique em “Registrar reclamação” e responda às perguntas solicitadas.
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Escolha a área “Serviços financeiros”.
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No campo “Problema”, selecione “Renegociação/parcelamento de dívida”.
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Informe o valor a ser renegociado e descreva sua solicitação à empresa.
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Se necessário, anexe documentos ou comprovantes relevantes.
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Revise suas informações e confirme a reclamação, aguardando a resposta da empresa para prosseguir com a negociação.
Além disso, o consumidor pode optar por negociar diretamente com a instituição credora através dos canais oficiais disponíveis.
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