O condutor ou proprietário do veículo que possua a IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) expirouvocê precisa planejar o pagamento antes do final do ano. Em breve, um novo imposto começa a ser cobrado e, assim, os valores vão se acumulando.
O IPVA é gerado em nome do proprietário do veículo. Quem deve este imposto receberá um notificação da Sefaz (Departamento da Fazenda) alertando sobre o imposto vencido.
A partir daí, você precisa acessar os canais da secretaria para poder emitir uma novo boleto para pagamento. Todos os veículos automotores são cobrados, o que inclui: carro, moto, caminhão, ônibus, micro-ônibus e van.
Como é calculado o valor do IPVA
Antes de procurar um carro com IPVA mais barato, para fazer novas compras, vale a pena entender como o imposto é calculado.
Você sabia que o mesmo modelo de carro, com especificações idênticas, pode ter um valor diferente? dependendo do estado em que foi registrado?
Isso porque o cálculo para chegar ao valor final do imposto considerará:
- Valor de mercado do carro conforme tabela FIPE x taxa definida pelo estado = IPVA.
O Tabela FIPE é atualizada anualmentee define quanto vale aquele veículo com base no ano de fabricação, marca, modelo, especificações (ex.: duas ou quatro portas, potência do motor, etc.).
Enquanto o As taxas são determinadas pela legislação estadual e também variam dependendo do modelo, seja carro de passeio, utilitário, caminhão, motocicleta e outros. O valor custa ser de 1% a 4%.
Como verificar o valor de mercado do veículo
- Acesse o site oficial da Tabela Fipe, www.fipe.org.br ou veículoos.fipe.org.br;
- Escolha o tipo de veículo (carro, moto, caminhão, microônibus);
- Selecione a marca do veículo;
- Escolha o modelo e ano do veículo;
- Clique em “Pesquisar” para ver o valor médio de mercado.
Como negociar IPVA que está atrasado
Quem está atrasado no IPVA Você precisa iniciar as negociações antes do final do ano, caso contrário terá que lidar com algumas consequências. O primeiro passo é verificar quanto você deve.
Devido ao atraso, o valor do imposto não é mais o mesmo, tudo porque o juros e multa para o período em que a fatura é devida. Não é regra, mas a multa costuma ser de 0,33% ao dia.
Depois consultar o novo valor é que o pagamento do imposto deve ser feito. Existe a opção de pagamento à vista, mas alguns estados oferecem parcelamento em programas para essa finalidade. É importante verificar como funciona onde você mora.
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado;
- No menu de serviços, ou no campo de busca, procure por “IPVA”;
- Escolha a opção “Verificar valor/Verificar dívidas/Emitir fatura”;
- Agora preencha informações como número do Renavam, CPF do proprietário do código de verificação do site;
- Tenha acesso ao boleto e formas de pagamento de impostos.
Consulta fiscal via App do banco
Verificar quais bancos são credenciados em seu estado.
- Internet banking ou aplicativo: faça login e pesquise “Dívidas de veículos”, digite o número do Renavam e a placa do carro;
- Agências: nos balcões de atendimento, forneça o número Renavam do carro.
O que acontece se eu não pagar o IPVA com atraso?
Existem consequências severas para o proprietário do veículo que não pagar IPVA na data correta. Essas penalidades são aplicadas quando a data de vencimento original tiver passado.
O motorista pode optar por pagar IPVA junto com licenciamentoentretanto, você terá que arcar com os juros que serão cobrados pelo período em que a guia original expirou.
Portanto, as consequências são:
- Não poder licenciar o carro, portanto não há como emitir novo CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo);
- Juros e multa sobre o valor original;
- Apreensão do carro que circula com a carteira vencida;
- Cadastro em Dívida Ativa;
- Impossibilidade de venda ou transferência de propriedade do veículo.
bancos conveniados inss
pan saque aniversário
cnpj ipsm
empréstimo pessoal taxas de juros
pagamento consignado
emprestimo bolsa familia voltou
quanto é o juros do consignado