O Sexta-feira Negra 2024 É um momento de grande interesse para os consumidores, que buscam melhores condições de compra, mas também pode ser vantajoso para os empresários. Usando as estratégias certas, ele pode aumente seus lucros.
Um levantamento feito pela distribuidora brasileira de tecnologia Rcélula, com dados dos principais varejistas regionais de 13 estados do país, mostrou que 75% deles estão se preparando para a Black Friday 2024 meses de antecedência.
O Shoppe, por exemplo, abriu uma novo modelo de centro de distribuiçãona região metropolitana de São Paulo. A ideia é conseguir aumentar as vendas durante o período da campanha promocional.
Programação da Black Friday para 2024
Seguindo uma tendência norte-americana, o país adotou este dia de promoção como forma de promover o comércio local. O primeira edição da Black Friday no Brasil aconteceu em 2010.
Desde então, nenhuma empresa foi obrigada a seguir esta tendência, e há quem esteja dispensado do compromisso de oferecer uma grande promoção nesta data. Porém, devido à concorrência, muitos veem que este é o momento de ofereça seu melhor desconto.
Como a ideia de seguir os costumes norte-americanos deu certo, a Black Friday segue a mesma data dos Estados Unidos e oferece o dia promocional em: última sexta-feira de novembro.
Isso significa que este ano as grandes promoções serão oferecidas em:
- 29 de novembro de 2024.
Porém, como esperado, os varejistas devem começar a divulgar promoções, ofertas e a campanha Black Friday em:
- A partir da primeira quinzena de novembro.
Cinco estratégias para aumentar as vendas na Black Friday 2024
Algumas estratégias de Magis5, um hub de integração e automação para marketplaces que oferece suporte e ferramentas para ajudá-lo a atingir seu objetivo de vender mais no e-commerce.
Lei da Atração
- Uma página de vendas atrativa e bem desenhada conecta o consumidor ao momento da compra;
- Todos os elementos da página, incluindo textos, imagens e call to action, devem ser pensados para levar o usuário diretamente à etapa final da jornada: a compra.
“O consumidor não busca apenas um produto, mas um benefício. Entender qual atributo de item é mais atraente e como isso pode melhorar a vida dos consumidores. Use isso para chamar a atenção deles e convencê-los de que precisam comprar aquele produto.”disse Claudio Dias, CEO da Magis5.
Personalização
- Personalizar produtos deixou de ser um mero modismo e se tornou uma tendência forte e importante para “fisgar” e fidelizar consumidores;
- Além disso, a personalização não só satisfaz o consumidor, como também aumenta a imagem da marca, diferenciando-a do “lugar comum” e oferecendo “mais do mesmo” – algo cada vez menos desejado pelo comprador;
- Quem não gostaria de ter um produto exclusivo com o qual se identifica imediatamente?
“Através dessas customizações é possível aumentar o poder de decisão do negócio, melhorar o conhecimento do cliente e gerar mais insights para o dia a dia.“, destaca Cláudio Dias.
Otimização Logística
- Tanto a espera do consumidor quanto a pressão da entrega têm gerado muita ansiedade de ambos os lados. Por isso, é muito importante que a empresa garanta o prazo acordado, baseado num tempo realista, dentro da capacidade de produção, disponibilidade de stock e logística de transporte.
Automação
- Manter-se competitivo significa aproveitar a tecnologia para agilizar suas operações e impulsionar o crescimento do seu negócio;
- A automação permite que os varejistas se concentrem em decisões estratégicas, em vez de ficarem presos às tarefas diárias;
- Por exemplo, um dos aspectos mais críticos da gestão de uma loja é manter níveis de estoque precisos. Nesse sentido, um software de automação pode ajudar a gerenciar seu estoque, atualizando as quantidades de produtos em todas as plataformas em tempo real, reduzindo o risco de vendas excessivas ou rupturas de estoque;
- Uma plataforma de automação foi projetada para automatizar ao máximo as atividades operacionais, beneficiando tanto o gestor quanto sua equipe.
Integração
- Diferentemente da automação, uma ferramenta de gestão integrada unifica o controle dos processos e indicadores da empresa. Ou seja, empreendedores que precisam acompanhar, otimizar processos, monitorar resultados e desenvolver estratégias precisas para decisões mais assertivas encontram na gestão integrada o parceiro ideal.
“É benéfico para um varejista investir em soluções que ofereçam simultaneamente integração e automação, pois ambas levam à eficiência operacional e escalabilidade, deixando tempo para focar em estratégias de crescimento e inovação.“, reforça Dias.
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