O INSS (Instituto Nacional de Segurança Social) assinou um parceria com os Correiospara facilitar o processo de solicitação do Benefício por Incapacidade Temporária, o subsídio de doença. A ideia é otimizar os serviços de segurança social para os trabalhadores idosos e vulneráveis.
Por incapacidade física ou mental que resultou na necessidade de requerer auxílio-doença, o trabalhador necessita de mais ajuda. A ideia de oferecer atendimento nas unidades dos Correios é poder chegar hoje aos locais onde o INSS tem mais dificuldade em oferecer cuidados.
A parceria foi assinada nesta segunda-feira (14), em Brasília, pelos presidentes do INSS e dos Correios, Alessandro Stefanutto e Fabiano Silva dos Santos, respectivamente, e pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
O objetivo dessa união é conseguir ampliar o atendimento do INSS em solicitação de auxílio doença usando Atestmedisto é, análise forense digital. Para tal, os serviços estarão disponíveis em mais localidades, onde o trabalhador poderá apresentar o seu certificado original.
A ideia é disponibilizar essa opção em todos unidades postais que será adicionado aos 1.600 Agências INSS que já oferecem o serviço, além do Meu INSS (aplicativo ou site) e da Central 135. E assim, permitindo que mais pessoas substituam a perícia presencial pela online.
“São mais de 20 milhões de brasileiros atendidos por telefone (135), 75 milhões pela plataforma Meu INSS, e agora com os Correios chegaremos a mais de 100 milhões de atendimentos por mês. É isso que queremos fazer: dar cobertura e atender o que a população precisa“, afirmou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, para a Agência de Notícias do Governo.
Como funcionará a parceria do INSS com os Correios
Na prática, os trabalhadores que precisam se afastar do emprego por problemas de saúde podem enviar a solicitação do benefício pelos Correios. Eles serão pelo menos 2.600 unidades dos Correios que permitirá o envio de pedidos de auxílio-doença ao INSS.
Ao ser recebido nos Correios, o cidadão deverá apresentar seu documento a um funcionário que irá digitalizar documentação e inserir diretamente no sistema INSS. Outra opção é fazer o primeiro contato com o INSS por telefone, e finalizar na estatal.
O segurado deverá ligar para a Central 135 e iniciar o requerimento, deixando a solicitação para finalização nos Correios. Neste caso, um período de cinco dias para que a pessoa apresente a documentação exigida após a solicitação.
Para Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, a parceria será benéfica principalmente para os segurados que não tenho acesso à internet e acha difícil se inscrever por meio do aplicativo.
O que muda na solicitação de auxílio-doença feita nos Correios?
O pedido de auxílio-doença feito nos Correios terá alguns benefícios compensatórios, se comparado ao processo que exige presença em unidade do INSS.
- Prazo de até 15 dias para receber resposta à sua solicitação;
- Substituição do exame médico presencial por atestado médico, via Atestmed;
- Atendimento humano, com possibilidade de esclarecimento de dúvidas;
- Facilidade de encontrar uma Agência dos Correios, pois são mais de 2.600 em todo o país que prestarão este serviço.
O menor período de carência foi estipulado porque será utilizado o sistema Atestmed, no qual o trabalhador deverá realizar uma atestado médico em substituição ao laudo pericial. Uma das principais reclamações dos segurados é justamente o tempo de espera.
“Nosso foco é garantir que os trabalhadores tenham acesso mais fácil aos benefícios a que têm direito, sem burocracia e com mais rapidez. Esta ação faz parte de um conjunto de medidas que visam melhorar a experiência do segurado e descentralizar o atendimento”, disse o diretor de benefícios do INSS, Vanderlei Barbosa dos Santos ao Correio Braziliense.
O que preciso para receber o auxílio-doença do INSS?
Todos aqueles que têm direito ao auxílio-doença no INSS Você pode fazer a solicitação e enviar o atestado médico pelos Correios.
Para fazer isso, o primeiro passo é atender a critérios como:
- Ter realizado pelo menos 12 contribuições previdenciárias ao INSS;
- Ter adquirido uma doença, ou deficiência física ou mental, que o impeça de regressar ao trabalho.
Para quem trabalha com carteira assinada, o auxílio é liberado após 15 dias de licença médica.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj