Uma das opções para conseguir Aposentadoria INSS (Instituto Nacional de Segurança Social) aos 55 anos é provar que é um Pessoa com Deficiência (PcD). Neste caso, existem regras específicas que garantem a possibilidade de reforma antecipada.
Atualmente, existem duas formas de obter aposentadoria para PcD: por idade ou tempo de contribuição. Se você atender aos requisitos de um ou de outro, poderá fazer uma solicitação ao INSS. Portanto, devido ao tempo de contribuição, é necessário submeter-se a exame médico.
A compreensão do especialista sobre o grau de incapacidade ou incapacidade daquela pessoa que determinará o tempo mínimo para poder se aposentar.
É importante entender que isso tipo de aposentadoria não tem relação com o BPC (Benefício de Continuação). Como o BPC é um assistência social concedida a quem vive na pobreza.
Aposentadoria para PcD com base no tempo de contribuição
Este salário também diferente da aposentadoria por invalidezporque não significa que o trabalhador ficou deficiente, apenas que ele tem deficiência. Por exemplo, ocupar um cargo onde a sua deficiência não o impeça de trabalhar.
Por exemplo, um cadeirante, um autista, alguém com síndrome de down e outros. Para fazer o pedido de aposentadoria para PcD com base no tempo de contribuição é necessário ter atingido regras importantes estabelecidas pelo INSS.
Somente terá acesso a este tipo de benefício quem atender aos seguintes requisitos:
- Grau leve de incapacidade: 33 anos de contribuição (homem) ou 28 anos de contribuição (mulher);
- Grau moderado de incapacidade: 29 anos de contribuição (homem) ou 24 anos de contribuição (mulher);
- Grau de incapacidade grave: 25 anos de contribuição (homem) ou 20 anos (mulher);
- Não há idade mínima.
A incapacidade deve ser permanente, adquirido há mais de dois anose na perícia médica seu grau será identificado e comprovado.
Aposentadoria para PcD por idade
Enquanto na outra categoria não há exigência de idade mínima, solicitar aposentadoria para PcD por idade é preciso respeitar o mínimo exigido.
Também é necessário tempo de contribuição, um deficiência para o trabalhador como tempo mínimo de espera para ter direito à aposentadoria.
As regras neste caso indicam a necessidade de cumprir:
- Mulher: 55 anos;
- Homem: 60 anos de idade;
- Tempo de contribuição: 15 anos de tempo de contribuição;
- Atenção: é necessário provar a existência da sua deficiência durante todo o seu período de contribuição (independentemente do grau da sua deficiência).
Hoje, para se aposentar por idade, As mulheres devem ter 62 anos e os homens 65 anos. Ou seja, o trabalhador com deficiência precisa ser mais jovem e o tempo de contribuição é o mesmo.
banco pan cobra saque
empresta whatsapp
ouvidoria da pmmg
consignado caixa tabela
banco itau consignado
ouvidoria ipsemg
emprestimo pessoal bolsa familia simulador
banco pan sa cnpj